terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Uma conquista em cada fase da vida

Jornal da Tarde
19/02/2008

Formar um patrimônio exige tempo e paciência. O segredo está em identificar as suas prioridades

Fabrício de Castro, fabricio.castro@grupoestado.com.br


Comprar o carro, a casa própria, fazer pós-graduação, ter uma casa na praia e ainda conhecer o mundo. Esses são alguns dos sonhos mais comuns da classe média brasileira. Mas é possível realizar todos eles?

Para os especialistas em finanças pessoais, a aquisição de bens e a formação do patrimônio exige tempo e paciência: você pode até querer comprar um apartamento aos 25 anos de idade para se livrar do aluguel, mas pode não valer a pena financiá-lo por 30 anos.

O consultor Paulo Adriano Freitas Borges explica que, para cada fase da vida, há prioridades financeiras. A pedido do Seu Dinheiro, Borges traçou um roteiro de poupança e investimentos considerando a idade da pessoa.

'Confesso que eu mesmo adquiri minha casa aos 26 anos. Fiz um financiamento de 15 anos e somente agora estou concluindo o pagamento', afirma Borges. 'Se pudesse voltar no tempo, faria bem diferente.'
Até os 30 anos, a pessoa tem mais chances de investir numa pós-graduação ou na consolidação profissional. Para Reinaldo Domingos, autor do livro Terapia Financeira, é possível adiar o sonho da casa própria e até se planejar para comprá-la à vista. A formação do patrimônio leva tempo. 'Ninguém sobe uma escada começando pelo quinto degrau. Para chegar no alto, você precisa subir os primeiros', compara.

O microempresário Roberto Ferreira de Souza, de 28 anos, começou a trabalhar cedo, com apenas 12 anos. Hoje casado com a jornalista Andréa Cordeiro, de 26 anos, ele já possui a casa própria em São Paulo e um sítio próximo a Maringá (PR).

A aquisição dos bens, no entanto, levou tempo. 'Tenho tanto medo de financiamento que, no início de 2005, desisti de fazer um', revela. Na época, Souza chegou a assinar um cheque de R$ 10 mil e a financiar outros R$ 60 mil. Desistiu no dia seguinte. 'Resolvi me apertar um pouco mais e pagar à vista', explica.

Agora, o sonho do casal é sair de São Paulo. 'Queremos montar um negócio em Maringá e estamos nos preparando para isso', diz Souza. Se o planejamento der certo, em oito anos eles terão um negócio próprio em Maringá.

Nenhum comentário:

Locations of visitors to this page