quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Ovos de Páscoa: quanta diferença!

Jornal da Tarde
21/02/2008


Fomos a cinco grandes redes conferir os preços de dez tipos populares para concluir que é preciso fazer muita pesquisa. A maior disparidade encontrada é de 46%

CHARLISE MORAIS,
charlise.morais@grupoestado.com.br

O consumidor que não quiser gastar além do necessário na Páscoa deste ano deve ficar atento: os ovos de chocolate estão chegando às prateleiras dos supermercados com diferenças de até 46,4% nos preços. Essa foi a conclusão do Jornal da Tarde após pesquisa em cinco estabelecimentos na Capital.

O ovo Ouro Branco, de 375 gramas, da Lacta sai por R$ 23,90 no supermercado Sondas. O mesmo produto é vendido por R$ 34,99 nas Lojas Americanas - 46,4% mais caro. Outra diferença grande de valores ocorre com o Ovo Meninas Super Poderosas, de 180g, da Nestlé, que sai por R$ 17,99 no Pão de Açúcar e R$ 22,60 no Sondas - uma variação de 25,62%.

Portanto, a tradicional pesquisa de preços torna-se mais uma vez indispensável. O programador José Reinaldo, 50 anos, é um desses consumidores. Ao conferir o valor do produto no supermercado, a reação foi de espanto. 'Está caríssimo', afirmou. Para presentear 15 pessoas, ele definiu critérios. 'Tento aliar o gosto de cada um com o preço que posso pagar. Faço uma média e vejo se cabe em meu orçamento', disse.

A 31 dias da Páscoa, a venda dos produtos ainda não deslanchou. 'Agora as pessoas olham mais as novidades e os preços e deixam para comprar mais perto da data', disse uma repositora da Lacta. 'A maioria das vendas agora é de ovos pequenos ou coelhinhos para as crianças que não conseguem esperar', disse. E foi para alegrar a filha Laura, de 4 anos, que a fonoaudióloga Raquel Jadzinsky, 41 anos, comprou um ovo Meninas Super Poderosas - que tem formato de coração, embalagem cor-de-rosa e vem com um chaveiro de brinde. 'Somos judeus, portanto, o ovo de chocolate e a Páscoa não têm significado para nós. Mas compro para alegrar a minha filha que vê as amigas da escola com o doce e pede', diz.

Raquel não sabe dizer se os ovos este ano estão mais caros que em 2007. Mas tem uma receita infalível para fazer economia. 'Como não temos que nos prender à data, espero passar a Páscoa e compro muito mais em conta.'

Novidades

Mais uma vez, as empresas apostam em diferenciais para atrair o consumidor. A Nestlé lançou o ovo Sollys, de chocolate com soja, para quem tem intolerância à lactose, e traz também o ovo Homem Aranha que vem com uma máscara do personagem de brinde. Já a Garoto inovou com o ovo Baton Hopi Hari, que traz um passaporte para o parque e será vendido com exclusividade em São Paulo. A Lacta lançou este ano o ovo Lacta Special, ideal para presentear, vem em uma embalagem que vira bonbonnière.

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