quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Simulador da BM&F já tem mais de 1,6 mil cadastros

Valor Econômico
Por Luciana Monteiro
05/09/2007



Mal começou a operar na segunda-feira, o simulador lançado pela Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) em seu site já conta com 1.610 usuários cadastrados. Assim como já ocorre no mercado financeiro, a maior parte dos participantes está no eixo Rio-São Paulo, com 72% dos cadastrados. Minas Gerais, Espírito Santo, Rondônia e região Centro-Oeste representam 13%. O Sul do país soma 11% e os demais estados, 4% dos usuários.


Com caráter educacional, o simulador permite ao participante testar seus conhecimentos comprando ou vendendo minicontratos futuros de Ibovespa, dólar, boi e café. Cada investidor recebe uma quantia fictícia de R$ 150 mil para negociar os mínis e quem se sair melhor receberá prêmios. O projeto tem a parceria do Valor, que divulgará os resultados dos melhores colocados. O acesso é gratuito e basta se cadastrar para operar. Os mínis são uma versão reduzida dos contratos negociados pelos grandes investidores na BM&F.


Segundo a bolsa, o Ibovespa é o contrato mais negociado no simulador até o momento, seguido por dólar, boi gordo e café. Com a bolsa caminhando para o quinto ano consecutivo de alta, os contratos de índice ganharam maior visibilidade. São também os contratos com maior volatilidade, o que traz a possibilidade de ganhos mais rápidos. Ontem, os contratos com vencimento em outubro fecharam projetando um índice aos 55.523 pontos, alta de 1,5% em relação à projeção do dia anterior.


Já os contratos de dólar perderam um pouco o brilho diante da valorização do real nos últimos anos. Mas com a crise desencadeada com o segmento de hipotecas americanas de alto risco, voltou a ganhar a atenção. Os contatos de dólar para outubro fecharam a R$ 1,9525, em queda de 0,38%.


O perfil entre usuários do simulador por enquanto está bastante equilibrado. Dados da BM&F mostram que a maioria até agora é composta por não-universitários, que somam 58%, enquanto universitários eram 42% dos investidores cadastrados.


A competição começou na segunda, mas os interessados podem se inscrever a qualquer momento. O projeto prevê premiações bimestrais e também no fechamento do ano. Haverá um prêmio relativo aos meses de setembro e outubro, outra para o bimestre novembro e dezembro, além da anual relativa ao ano de 2007. Os cinco aplicadores com os melhores rendimentos bimestrais no simulador ganharão iPods, cursos online da BM&F sobre o mercado de derivativos e assinaturas bimestrais do Valor.


Os dez que se destacarem no ano também receberão prêmios e poderão até concorrer a um estágio na BM&F. Os três primeiros colocados ganharão Laptops, cursos presenciais ou online da bolsa (a critério do vencedor) e uma assinatura anual do Valor. Os outros sete terão direito a cursos online e assinaturas semestrais do jornal
.

Nenhum comentário:

Locations of visitors to this page