terça-feira, 4 de setembro de 2007

Bovespa tem alta de 302% em 5 anos, o dobro das aplicações de renda fixa

Marcelo Rehder
O Estado de S. Paulo
4/9/2007


Os investimentos no mercado acionário tiveram o dobro do rendimento das aplicações em renda fixa nos últimos cinco anos. Levantamento da Economática mostra que o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, acumulou alta de 302,42% entre o início de 2002 e o fim de agosto deste ano. No mesmo período, a rentabilidade do Certificado de Depósito Interfinanceiro (CDI), que acompanha a taxa básica de juros (Selic), foi de 152,32%.

"É a primeira vez em toda a história do mercado brasileiro que o Ibovespa apresenta rentabilidade superior ao do CDI por cinco anos consecutivos", afirma Einar Rivero, gerente de Relacionamento Institucional e Comercial da Economática.

O levantamento também mostra que o rendimento das ações das empresas do Novo Mercado, consideradas mais transparentes na relação com o investidor, foi ainda maior que o do Ibovespa. O Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada (IGC) subiu 527,13% no período.

Segundo a economista Cassiana Fernandez, da Mauá Consultoria, os investimentos em Bolsa foram influenciados por um cenário extremamente favorável nos últimos cinco anos, marcado pelo excesso de liquidez global, com crescimento da economia brasileira.

Os preços das commodities exportadas por empresas com ações negociadas na Bovespa cresceram bastante desde 2003, diz a economista. Ela acrescenta que, de 2002 para cá, a Selic tem apresentado redução gradual, principalmente a partir de 2005, o que diminui os ganhos de aplicações em renda fixa, como o CDI. "Quanto mais arriscado é o ativo, maior é o retorno esperado."

Quem investiu em ações no início de agosto, por exemplo, perdeu dinheiro, por causa da crise nos mercados financeiros mundiais. Se tivesse aplicado em CDI, teria tido ganho pequeno, porém garantido. "Um gráfico mais detalhado mostra que o Ibovespa superou a CDI na maior parte do tempo, mas também é muito mais volátil."

Apesar da crise global, o Ibovespa acumula em 2007 rentabilidade superior à do IGC e do CDI. A bolsa já subiu 22,85%, enquanto o IGC teve alta de 22,54% e o CDI rendeu 8,09%.

Nenhum comentário:

Locations of visitors to this page