terça-feira, 6 de novembro de 2007

Telefone de graça? Sim, é possível

Jornal da Tarde 06/11/2007

Operadoras que utilizam o VoIP não cobram nada nas chamadas para o mesmo sistema


As novas tecnologias permitem o que, há alguns anos, parecia impossível: falar pelo telefone sem pagar um centavo. Isso é possível graças à internet, que transmite sons sem utilizar a rede telefônica convencional.

O programa mais famoso dessa revolução é o Skype, disponível gratuitamente no site www.skype.com. Para utilizá-lo, basta contar com um computador ligado à internet banda larga (mais rápida). 'Você tem um computador e eu, do outro lado, tenho um computador. Assim a gente conversa', resume Antônio Claudio de Oliveira, gerente de marketing da Leucotron, fabricante de equipamentos para telefonia.

O serviço utilizado é o de Voz sobre IP (Internet Protocol), daí esse tipo de telefonia ser conhecido como VoIP. Programas como o Skype permitem a transmissão de voz e som entre computadores, sem a cobrança de taxas.

Também é possível fazer ligações do computador para telefones fixos convencionais ou celulares de qualquer lugar do mundo. Nesse caso, é preciso pagar mensalidades ou adquirir créditos da operadora.

É isso o que faz a dona de casa Olympia Alves Boito. Para conversar com a filha, que mora nos Estados Unidos, ela compra créditos do Skype. 'Minha filha mora há três anos em Nova York. Quando ela se mudou, eu usava o telefone fixo comum', conta Olympia.

Na época, pagava até R$ 300 por mês nas duas linhas de telefone da casa, por causa das ligações internacionais. 'Algumas duravam mais de 40 minutos. Meu marido até brigava comigo', diverte-se.

Há seis meses, Olympia instalou o Skype e passou a comprar créditos para falar com a filha. Para conversar com um primo que mora em Chicago e também utiliza o programa, não gasta nada. 'Hoje nós pagamos R$ 170 nas duas linhas fixas da casa', revela.

Para quem nunca utilizou o VoIP, o sistema pode parecer complicado. Mas existem hoje equipamentos que o aproximam da telefonia fixa tradicional. 'Com um adaptador para telefone analógico (ATA), você transforma seu aparelho fixo em um telefone IP', explica Oliveira.

Também existem no mercado telefones IP que, ligados diretamente ao modem (peça que conecta o computador à internet), permitem chamadas pelo sistema VoIP. Nesse caso, o computador nem precisa estar ligado. Em outras palavras, é como um telefone fixo comum. 'Concorremos com a telefonia fixa principalmente em matéria de economia', defende Germano Coradin, gerente de produtos do Vono, o braço de VoIP da operadora GVT.

Assim como o Skype, o Vono (www.falevono.com.br) oferece ligações gratuitas para usuários do mesmo programa. A assinatura prevê tarifas conforme as cidades de destino. Nos interurbanos, os valores podem ser menores que os da telefonia convencional.

Para quem acha que lidar com computadores é muito complicado, Olympia, que tem 65 anos, dá o recado: 'A gente pensa que não vai conseguir. Mas quando começa, aprende rápido.'


CONFIRA COMO UTILIZAR O VOIP

Equipamentos - O usuário precisa ter um computador moderno e acesso à internet
rápida (banda larga). Além disso, é preciso fazer o download (cópia de arquivo) de programas que trabalham com VoIP

Onde encontrar - O Skype (www.skype.com) é o programa mais famoso. Mas há várias opções, como o Vono (www.vono.com.br) e o Taho (www.taho.com.br). Ao fazer o download, já é possível falar com outros usuários do programa sem pagar nada

Telefones fixos - Para ligar para aparelhos convencionais ou celulares, é preciso comprar créditos (caso do Skype) ou pagar mensalidades. O preço do minuto cobrado em ligações DDD e DDI é mais baixo

Como os outros - Para usar o VoIP sem ligar o computador, como um telefone qualquer (que recebe e faz chamadas), é preciso comprar um adaptador que transforma o fixo comum em aparelho IP ou adquirir um telefone IP (encontrado em lojas de eletrônicos)

Nenhum comentário:

Locations of visitors to this page