terça-feira, 16 de outubro de 2007

Celular: descubra seu perfil e poupe

Jornal da Tarde 16/10/2007

MARCOS BURGHI, marcos.burghi@grupoestado.com.br

Levantamento realizado pela Associação Pro Teste, organização de defesa do consumidor, mostra que o usuário de telefone celular de plano pós-pago, em São Paulo, pode economizar até 24,09% apenas conhecendo bem seus hábitos de utilização do serviço.

De acordo com Maria Inês Dolci, diretora da Pro Teste, a pesquisa - divulgada ontem e que está na edição de outubro da revista da instituição - analisou 877 opções de planos em oito Estados, além de São Paulo (Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina), e no Distrito Federal. Para realização do levantamento, foram definidos três tipos de usuários (leia quadro nesta página), baseados nas médias de consumo dos sócios da Pro Teste. A definição levou em conta, entre outros detalhes, os horários das ligações, tipo de aparelho de destino, se móvel ou fixo, e se a maioria das chamadas é local ou interurbana.

No caso do perfil 1, alguém que utilize o telefone em torno de 90 minutos no mês, com 80% das ligações em horário comercial, os planos mais indicados, com melhores preços encontrados, segundo o levantamento, foram o Super Controle 79, da Claro, por R$ 81,90 mensais, o Tim Brasil 60, a R$ 80,70 por mês, o Estilo 50, da CTBC, a R$ 66,21 e o Escolha 50 mais Locais, da Vivo, a R$ 66. A diferença entre o mais caro (Claro) e o mais barato (Vivo) é de 24,09%. No Estado de São Paulo foram analisados 94 planos de telefonia celular.

Na hora da escolha

Para Cristiane Souza, coordenadora de Estudos e Mercados da Pro Teste, antes de fazer a opção por um plano de telefone celular, o consumidor deve definir seu perfil de usuário a fim de que gaste apenas o necessário. Segundo ela, é preciso listar a quantidade de chamadas no mês, e a quantidade de ligações locais e interurbanas, bem como se são dentro ou fora da área de concessão da operadora escolhida.

O passo seguinte, informa Cristiane, é dividir a quantidade de ligações de acordo com os destinos, se para aparelho fixo, celulares da mesma operadora ou de outra operadora. Depois, ela recomenda, é fundamental estimar o tempo de duração das ligações, e os horários em que são realizadas, se no horário comercial, de segunda a sábado, das 8h às 20h, ou no chamado horário reduzido, entre às 21h às 7h, de segunda a sábado, e em quaisquer momentos dos domingos e dos feriados.

A Pro Teste mantém em seu site (www.proteste.org.br) um simulador que, a partir de dados informados pelos usuários, mostra o plano mais indicado pela pesquisa.

Quem quiser também pode encontrar na página a íntegra da pesquisa e os demais planos considerados em São Paulo e demais pontos do País incluídos no levantamento.

OS PERFIS AVALIADOS

PERFIL 1

Usuários que fazem 80% das ligações em horário normal (das 8h às 20h) de segunda a sábado, metade para celulares da mesma operadora, 25% para aparelhos de outras operadoras e 25% para fixos, com duração média de 2 minutos a chamada

PERFIL 2

Para quem realiza 80% das ligações em horário normal, 50% para celulares da mesma operadora, 25% para telefones fixos e 25% para celulares da mesma operadora, 15% interurbanos para o mesmo estado e 10% para Estados diferentes, com duração média de dois minutos a chamada

PERFIL 3

Para quem realiza metade das ligações em horário comercial, 40% para celulares da mesma operadora, 30% para telefones fixos e 30% para celulares de outra operadora, com duração média de cinco minutos por chamada

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