terça-feira, 25 de setembro de 2007

Franquia une segurança e lucro

Jornal da Tarde 25/09/2007

Redes oferecem marcas consolidadas e suporte ao investidor, o que diminui o risco de falências

Fabrício de Castro, fabricio.castro@grupoestado.com.br

Cada vez mais estruturado no Brasil, o setor de franquias é uma ótima opção para o investidor que busca segurança e boas oportunidades de negócios.

Além de contar com a força de marcas já consolidadas e com experiência dos mecanismos de mercado, quem investe em uma franquia tem acesso a informações importantes para o sucesso do negócio.

Existem no País pouco mais de mil redes comerciais em operação no sistema de franquia, que reúnem cerca de 62,5 mil unidades de lojas.

Em 2006, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento do setor chegou a R$ 39,8 bilhões.

O que atrai tantos interessados ao sistema é a segurança do investimento. Dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostram que, em 2005, 22% das empresas de pequeno porte abertas no País fecharam no mesmo ano.

Não há dados atualizados sobre franquias, mas consultores da área garantem que o índice é bem menor. 'De cada 100 franquias que abrem as portas, duas ou três fecham já no primeiro ano de funcionamento', estima José Carmo Vieira Oliveira, consultor do Sebrae-SP.

O sucesso está ligado ao modelo de negócio. Ao comprar uma franquia, o investidor recebe treinamento, orientação para escolha do ponto comercial, apoio na administração e suporte da marca para atrair clientes.

Tudo isso, no entanto, tem um preço. O franqueado paga taxas à rede (franqueadora) e atua conforme as regras estabelecidas. Normalmente, marcas famosas cobram taxas maiores, mas também há opções com custo mais acessível.

'O que me atraiu nesta franquia foi o investimento, que era menor que o das outras que eu pesquisei', diz Maurino Damasceno Moreira, que há dez meses comanda uma unidade da Restaura Jeans na zona leste de São Paulo.

Moreira atuou na área administrativa de uma empresa por 34 anos. Quando saiu, no ano passado, chegou a fazer algumas entrevistas de emprego, mas acabou optando pelo sistema de franchising.

'Investi inicialmente R$ 64 mil e, em julho, passei a recuperar o investimento. A previsão é de que eu leve dois anos para ter todo o dinheiro de volta, mas o andamento do negócio está até acima das expectativas', comemora.

Nenhum comentário:

Locations of visitors to this page