segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Turbulência faz vítimas também na renda fixa

Valor Econômico 20/08/2007

Angelo Pavini


A forte turbulência dos mercados da semana passada, que provocou grandes perdas em fundos de ações e multimercados, não poupou nem as carteiras de renda fixa. A alta dos juros que acompanhou as incertezas reduziu o valor dos títulos prefixados e dos papéis indexados à inflação. Com isso, muitos fundos de renda fixa de grandes bancos voltados para pequenos investidores, normalmente mais conservadores, tiveram perdas nas cotas no dia 16, quando a média dos renda fixa do mercado ficou negativa em 0,14%. As carteiras de ações perderam 6,14% e os multimercados, 0,66%.


Os prejuízos no dia 16 - quando o Índice Bovespa chegou a cair 9% ao longo do dia - aparecem nas cotas publicadas hoje no Valor. No caso dos grandes fundos de renda fixa dos bancos de varejo, elas estão na média em torno de 0,10% no dia, mas podem chegar a 1,17%, caso da Nossa Caixa.


"Como muita gente, acreditávamos que o cenário era de tranqüilidade e que a crise no mercado imobiliário americano não afetaria os ativos", afirma Joaquim Elói Cirne de Toledo, diretor de Gestão de Recursos da Nossa Caixa. O fundo Nossa Caixa RF tinha uma parcela de papéis longos indexados à inflação, as NTN-Bs, que acumulam perdas de até 15% em 30 dias nos títulos com vencimento em 2024. O banco estatal paulista tinha também papéis prefixados, como as LTNs, que perdem quase 3% no caso do título para outubro de 2009. Cirne de Toledo lembra que, apesar da perda de 1,17% na quinta-feira e de 1,74% no mês, o Nossa Caixa RF ainda acumula retorno de 91,4% do CDI em 12 meses, um resultado muito bom para uma carteira de varejo que aceita aplicações de R$ 100. Toledo diz também que o fundo já recuperou um pouco das perdas, uma vez que o juro caiu na sexta-feira e os papéis prefixados e longos voltaram a se valorizar. A taxa futura para janeiro de 2010, que bateu 12,52% na quinta-feira, recuou no dia seguinte para 12%. "E quem sacar perde essa recuperação", diz Cirne de Toledo.


Comparados aos fundos agressivos, as perdas dos renda fixa são pequenas. O fundo Midi 90, do Opportunity, um dos mais arrojados, perdeu 9,3% apenas no dia 17 e 27,59% no mês, mas no ano ainda tem ganho de 12,28%.

Nenhum comentário:

Locations of visitors to this page