sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Entidades do consumidor pedem cautela sobre TV digital

Folha de São Paulo - 30/11/2007

DA REDAÇÃO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA


A TV digital aberta estréia neste domingo, mas os consumidores ainda têm dúvidas sobre a nova tecnologia. Por isso, o Idec (instituto de defesa do consumidor) e a Pro Teste (associação de defesa do consumidor) aconselham a esperar para comprar TVs ou conversores digitais. Para o Procon-SP, o consumidor deve decidir, mas tem de estar bem informado.
A falta de informação sobre restrições que a TV digital terá no lançamento, como a de interatividade, é o maior problema, para a Pro Teste.
Segundo Carlos Coscarelli, do Procon, o órgão vai monitorar as vendas dos equipamento e verificará os dados que constam no manual de instruções e e as informações dadas pelos vendedores.
Outra preocupação do consumidor deve ser com as chamadas "áreas de sombra": onde o sinal analógico pega mal, o digital deve ter o mesmo problema. Para Coscarelli, o consumidor deve testar o produto em casa e, se houver problema, pode devolvê-lo. "É como adquirir internet onde não há acesso", diz a coordenadora da Pro Teste, Maria Inês Dolci.
Luiz Moncau, do Idec, diz que "há grande chance" de o consumidor levar produto inferior a sua expectativa.
"Tem de ter propaganda, informação clara, para o consumidor não ser enganado", diz Dolci. Ela criticou o ministro Hélio Costa (Comunicações). "Por que ele deixou para falar na última hora que não haverá interatividade?"
A Pro Teste pretende acompanhar os comerciais dos produtos e verificar se as restrições da TV digital estão sendo repassadas adequadamente ou se as fabricantes estão fazendo propaganda enganosa.
(TATIANA RESENDE e SIMONE CUNHA)

Nenhum comentário:

Locations of visitors to this page