domingo, 2 de dezembro de 2007

Saia de férias com economia

Jornal da Tarde 02/12/2007

Fornecimento de água, energia, telefone e TV pode ser interrompido quando não há ninguém em casa

Thalita Pires, thalita.pires@grupoestado.com.br


Evite pagar por serviços que não serão usados durante as férias. Com providências simples, é possível economizar durante o período em que a casa fica vazia. Isso porque a maior parte das contas básicas - água, energia e telefone -, além de algumas TVs por assinatura e internet, pode ser suspensa a pedido do morador, de acordo com sua necessidade.

A suspensão da energia elétrica, fornecida pela Eletropaulo, vale a pena quando a economia nos dias das férias for superior a R$ 21. Isso porque existe uma taxa para o religamento, de R$ 20,61. O cálculo pode ser feito usando a média de consumo da família. Mesmo quando não há consumo, é cobrada uma taxa mínima de R$ 12,30, que equivale a 50 kWh.

No caso da Telefônica, o cliente pode solicitar a suspensão do serviço por até quatro meses a cada ano. Durante esse tempo, não há cobrança de assinatura. Também não há custo para pedir a interrupção ou a reativação da linha. O mesmo vale para o serviço de internet da empresa, o Speedy, e outras facilidades.

Entre os serviços básicos, a suspensão do fornecimento de água é a que menos vale a pena para o consumidor. O pedido de suspensão e religamento deve ser feito na loja da Sabesp indicada na conta de água. Somente o proprietário do imóvel pode realizá-lo, levando um documento pessoal e outro que comprove a condição de proprietário, como o carnê do IPTU.

Além disso, são cobradas taxas para desligar (R$ 22) e religar (R$ 17) o abastecimento. Como a empresa cobra uma taxa mínima mesmo quando não há consumo - de R$ 24,86 para domicílios com serviço de água e esgoto, a suspensão por um mês não é vantajosa financeiramente.

De acordo com a Assessoria de Imprensa da Sabesp, esse serviço é utilizado principalmente em imóveis que estão para alugar ou vender, e não por períodos curtos, como na época das férias.

E se o objetivo da viagem for desligar-se totalmente do mundo, também é possível economizar o valor pago nas assinaturas ou pacotes de minutos da telefonia móvel. As operadoras Vivo, Tim e Claro oferecem a possibilidade de suspensão temporária da linha. As condições para o serviço variam de acordo com o plano ou pacotes de minutos de cada assinante.

TVs por assinatura

No caso das TVs por assinatura, a possibilidade de suspender ou não o serviço depende de cada empresa. Porém, essa situação pode mudar. Aguarda apreciação do Conselho de Comunicação Social do Congresso o regulamento dos direitos dos assinantes de TV por assinatura, aprovado em outubro pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Esse documento prevê a obrigatoriedade da suspensão do serviço no período de férias do cliente. Ainda não há data prevista para o próximo encontro do conselho, que não se reuniu este ano.

A TVA, de acordo com informações de sua central de atendimento, oferece três meses de suspensão a cada 12 meses, depois que a assinatura completa um ano.

A NET também oferece a facilidade, mas são apenas 30 dias de suspensão por ano. A empresa cobra, no entanto, uma taxa de manutenção do serviço de R$ 22,90 durante o período do desligamento. A empresa Sky não oferece suspensão temporária.




CONTATOS DAS PRESTADORAS

Eletropaulo
Telefone: 0800 72 72 120
www.eletropaulo.com.br

Bandeirante (empresa de energia da região de Guarulhos)
Telefone: 0800 721 0123
www.bandeirante.com.br

Sabesp
Telefone: 0800 011 9911
www.sabesp.com.br

Telefônica
Telefone: 103 15
www.telefonica.com.br

TVA
Telefone: 3038-5500
www.tva.com.br

Net
Telefone: 4004-7777
nettv.globo.com

Sky
Telefone: 4004-2884
www.sky.com.br

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