sexta-feira, 16 de novembro de 2007

E nem precisa pagar nada

Jornal da Tarde 16/11/2007

As antigas bibliotecas deram filhotes. Hoje há ‘teca’ para tudo, de cinema e vinil à tecido e gibi

BRUNA CAMPOY, bruna.campoy@grupoestado.com.br


Gibiteca, CDteca, DVDteca, vinilteca, tecidoteca, revisteca... É ‘teca’ que não acaba mais. Inspirados no conceito use-o-quanto-quiser-mas-devolva-em-ordem, centros culturais preservam e criam novos derivados das velhas bibliotecas.

Quem é da geração do iPod deve se lembrar vagamente de uma bolachona preta de nome vinil. Os que viveram as décadas de 60, 70, 80, não se esquecem. Foi nessa época que o Centro Cultural São Paulo decidiu criar a Discoteca Oneyda Alvarenga, mais conhecida como vinilteca, que sobrevive bem, com mais de 15 mil discos.

José Luiz Carvalho, 45 anos, freqüenta o local três vezes por semana desde os anos 80. Fã de Caetano Veloso e Luiz Gonzaga, o iluminador de teatro não troca o bolachão por nada mais moderno. “Existe uma nostalgia diferente quando escuto o LP. Ele tem um ruído que o CD não tem. Gosto de vir aqui relembrar a minha época de garoto.”

A nova geração também marca presença. A estudante Gabriela Caputo,18 anos, aproveita o local para estudar e relaxar ao som de bossa nova. “Acho o disco muito mais gostoso do que o próprio iPod. Uma pena não ter vivido a época do LP.”

A poucos passos dali, ainda no CCSP, os fanáticos por HQ se divertem na Gibiteca Henfil. O acervo conta com mais de 8 mil títulos e sua programação envolve oficinas, palestras, exposições, exibição de filmes e jogos, atraindo fãs, profissionais da área e curiosos.

O cantor Diego Gonzales, 26 anos, visita o local pelo menos duas vezes por semana. Seu personagem preferido é o Super-Homem. Ele tem mais de 800 revistas do herói e gasta cerca de R$ 50 por mês com a sua coleção. “Venho no Centro em busca de novidades. Já li de tudo aqui, mas acho que o pessoal deveria doar mais material.” Para o diretor do Centro, Martin Grossmann, cultura também significa descontração. “Um ambiente não pode ser apenas sério. É preciso existir interação.”

O casal de namorados Luana Soares e Michel dos Santos procura a gibiteca para relaxar e ler os quadrinhos de Asterix. “Na primeira vez que viemos aqui éramos só amigos, mas depois começamos a namorar. O ambiente é confortável, vale a pena”, conta Luana.

Se você não se interessa por LPs, mas ainda assim está em busca de repertório musical, a Escola São Paulo, na Rua Augusta, criou uma CDteca. Além de receber alunos de seus cursos regulares, o espaço também é aberto ao público. “Cerca de 2.400 pessoas passam aqui por mês. O acervo foi construído com doações de artistas, gravadoras e produtoras, e alguns foram adquiridos por nós”, explica a diretora Isabella Prata. O local conta também com uma DVDteca e uma revisteca, voltada para design e moda.

Outro serviço que muita gente desconhece é o que garante o aluguel de filmes nacionais de graça. Sim, uma locadora gratuita. É a videoteca do Itaú Cultural, na Avenida Paulista, que traz mais de 3 mil títulos em VHS ou DVD. São curtas e longas-metragens que falam sobre temas sociais e culturais. Os usuários comuns podem levar dois vídeos e ficar com eles por dois dias. Quem é professor pode levar até quatro e devolver em uma semana.

A atriz Maitê Freitas conta que prefere assistir aos vídeos no próprio Itaú Cultural, já que não é sempre que passa por ali. “O espaço é ótimo, mas muitas pessoas nem sabem da sua existência.”

Há ainda outras ‘tecas’ que a população não conhece, como a hemeroteca, uma vasta coleção de jornais e revistas. Uma delas fica no Centro Cultural São Paulo. Já a Faculdade Senac abriga uma ‘tecidoteca’. É a mais inusitada de todas as tecas, com todos os tipos de tecidos para quem quiser pesquisar sobre o assunto.

DIVIRTA-SE

>>Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso.
Aberto de terça a domingo, das 10h às 22h. Tel: 3383-3402.

>>Escola São Paulo
Rua Augusta, 2239.
Aberto de segunda a sábado, das 10h às 19h. Tel: 3081-0364.

>>Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149.
Aberto de terça a sexta, das 10h às 21h e sábado, domingo e feriado, das 10h às 19h. Tel: 2168- 1700.

>>Senac São Paulo
Avenida Engenheiro Eusébio
Stevaux, 823 - Santo Amaro.
Aberto de segunda a sábado,
das 8h às 22h. Tel: 5682-7300.

>>Biblioteca Hans Christian Andersen
Av. Celso Garcia, 4.142 - Tatuapé. Tel: 2295-3447.
>>Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Rua Henrique Schaumann, 777.
Tel: 3082-5023.

>>Biblioteca Belmonte
Rua Paulo Eiró, 525 - Santo Amaro.Tel: 5687-0408.
>>Biblioteca Cassiano Ricardo
Av. Celso Garcia, 4200 - Tatuapé.
Tel: 6192-4570.

Nenhum comentário:

Locations of visitors to this page