terça-feira, 9 de outubro de 2007

Carteiras de ações ignoram crise e superam renda fixa

Valor Econômico
Por Angelo Pavini
09/10/2007


Os fundos de privatização que aplicam em papéis da Vale do Rio Doce foram os que melhor se saíram no rescaldo da crise das hipotecas de alto risco americanas ("subprime"). Estudo feito pelo site Fortuna do dia 23 de julho, quando a crise começou, até 3 de outubro, mostra esses fundos com ganho de 26,5%, fruto da forte valorização da mineradora, que se refletiu também no Ibovespa. A seguir aparecem os fundos de privatização da Petrobras, com alta de 7,7% no período.


O estudo mostra também que os fundos de ações passaram por cima da crise, fechando o período com ganho de 3,5%, maior que as opções conservadoras como os fundos DI, que ficaram com 2,2% de ganho. Mas os DI ganharam dos fundos de renda fixa, que foram prejudicados pela forte oscilação das taxas de juros, que trouxe perdas para os papéis prefixados comprados com rendimentos mais baixos antes da crise. Os fundos de renda fixa acumularam ganho de 2,1% no período.


O que chama a atenção são os fundos multimercados, que na média apresentaram rendimento de 0,8%, o pior desempenho da lista. O motivo foi que essas carteiras foram surpreendidas pela crise, reduziram suas exposições em mercados como bolsa, dólar e juros para limitar as perdas e, com isso, acabaram perdendo o bonde da recuperação que se seguiu logo após a crise. A velocidade da recuperação foi tão rápida que a maioria dos gestores não conseguiu acompanhá-la. A esse fator soma-se a forma como a recuperação se deu no mercado de ações, concentrada em Vale e Petrobras, o que prejudicou os fundos multimercados de arbitragem (long/short), que estavam apostando na queda dos papéis mais líquidos e na alta dos papéis de segunda linha.


O investidor deve analisar, porém, o desempenho de seus multimercados separadamente, pois essas carteiras têm desempenhos bastante distintos, variando de acordo com a estratégia e o gestor.

Nenhum comentário:

Locations of visitors to this page