terça-feira, 3 de julho de 2007

Aluguel x Financiamento Imobiliário




Muitas pessoas já lhe disseram que alugar uma casa é jogar dinheiro fora e que você deveria financiar para adquirir o que é seu? Mas, será que é isto é verdade?

Quando você vai ao banco e pede dinheiro emprestado e lhe cobra juros, o que não é nada mais que o aluguel do dinheiro! Ou seja, você vai continuar morando de aluguel, mas vai pagar no mínimo 9% a.a., se comprar um imóvel com valor menor que R$120.000,00. Já o aluguel de uma casa não passa de 7% a.a.

E vocês o que acham? Vale a pena antecipar o consumo, raspar suas reservas e pagar uma prestação de um terço do seu salário por 20 anos?

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro mestrando Toni,

Você não considera em seus cálculos a valorização do imóvel? Se o imóvel se valorizar mais de 2% ao ano o aluguel já perde a atratividade, seguindo seu exemplo. Os imóveis têm registrado uma valorização média superior a 6% a.a., ou seja, seu conselho está totalmente equivocado. Além disso, há o valor intangível: você não pode fazer nenhuma mudança no imóvel, afinal, ele não lhe pertence. Se você mora de aluguel, está na hora de repensar seus conceitos...

Dr. Carlos Macedo

Urano disse...

Caro Doutor,

Se ler com atenção, no meu texto não há nenhum conselho para as pessoas morarem de aluguel.

Locations of visitors to this page