sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Dívidas: cartão é o maior vilão em SP

Jornal da Tarde


 

18/12/2009

Pesquisa da Associação Comercial mostra que mulheres são as mais endividadas

Luciele Velluto, luciele.velluto@grupoestado.com.br


 

O cartão de crédito é o maior vilão do endividamento dos paulistanos e as mulheres são as que mais estão "penduradas" nas dívidas. É o que revela pesquisa feita pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) realizada no mês passado. As mulheres são as mais endividados - 57,1% das entrevistadas disseram estar com alto grau de endividamento e apontam o dinheiro de plástico como o culpado.

De acordo com o levantamento, entre as mulheres que estão com contas em atraso, 37% não conseguiram pagar a fatura do cartão de crédito do mês, aparecendo como a principal causa de descontrole financeiro. Para os homens o cartão também aparece em primeiro lugar entre as causas de dívidas, mas em menor proporção, com 23,3% dos entrevistados endividados.

O presidente da ACSP, Alencar Burti, acredita que o brasileiro não sabe usar o cartão de crédito. "As pessoas ainda precisam se ajustar a esse meio de pagamento. O cartão é com carro sem freio em uma ladeira. Quando a pessoa quiser frear, já bateu."

Para Burti, falta ao brasileiro educação e cultura para o crédito fácil. "É diferente o cheque do cartão. Mas o controle tem de ser o mesmo para não cair no rotativo e pagar juros altos", explica.

O dirigente acredita que a pesquisa também mostra que o maior grau de endividamento das mulheres ocorre por causa do avanço da posição de líder da casa por elas, que muitas vezes são responsáveis pelas compras e manutenção do lar. No entanto, a maioria dos homens (85,6%) e das mulheres (92,2%) acredita que suas famílias se encontrarão em situação financeira melhor daqui a um ano, o que mostra alto nível de otimismo do consumidor.

Dívida mais barata

No caso de ficar endividado com o cartão de crédito, a melhor saída para se livrar dessa pendência financeira é buscar um crédito mais barato, com o consignado ou o pessoal, para quitar o valor devido. "O juros do cartão de crédito está em 10% a 12%. Com um crédito de juros menor - deve se excluir o cheque especial, que também tem juros alto - a pessoa pode pagar o que deve e pagar menos pelo empréstimo", diz Alcides Leite, professor de Economia da Trevisan Escola de Negócios.

O professor do Laboratório de Finanças da Fundação Instituto de Administração (FIA), Ricardo Humberto Rocha, defende que o cartão de crédito só deve ser usado pelas famílias de menor renda em caso de necessidade, como gastos em saúde que estão fora do orçamento.

Para famílias de maior renda, o cartão pode ser usado como aliado se o consumidor for organizado e disciplinado. "Ele pode programar para que o pagamento seja feito no melhor dia apropriado e até deixar o dinheiro render jogando as contas para o próximo mês. Mesmo assim, é preciso cuidado porque haverá contas no futuro", comenta o professor.

SAINDO DA CRISE
Para quem já está endividado com o cartão de crédito, a dica dos especialistas é procurar um crédito com juros menores, como consignado ou empréstimo pessoal, para quitar o valor devido a empresa do plástico. Com juros menores, a conta sairá menor no final
Pagar o valor mínimo não ajuda a abater a dívida integral. Apenas aumenta o tamanho do problema

Nenhum comentário:

Locations of visitors to this page