segunda-feira, 12 de maio de 2008

Opção para os conservadores

Jornal da Tarde
12/05/2008


Com alta da Selic, cresce o interesse por fundos DI para quem vai aplicar por mais de seis meses

Rodrigo Gallo

Às vezes falta coragem aos investidores para aplicar seu dinheiro na Bolsa de Valores, por conta do risco de prejuízo. Para essas pessoas, há uma série de opções mais recomendáveis, como a tradicional poupança ou os fundos de renda fixa e DI - essa última alternativa pode não apresentar rentabilidade tão alta, mas passa por um bom momento na economia brasileira.

A questão, segundo o administrador de investimentos Fábio Colombo, é a composição desses fundos. O DI é um tipo de aplicação que acompanha a política de juros do Banco Central. Como a inflação tem pressionado a economia, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu reajustar a taxa Selic (o índice básico da economia) para 11,75%. A intenção é manter a estabilidade do real.

Sendo assim, quem busca alguma alternativa com poucos riscos de prejuízo pode optar por este fundo. Contudo, vale ressaltar: esse tipo de aplicação só é recomendado para as pessoas que não pretendem resgatar os valores em menos de seis meses.

Além disso, deve-se observar com atenção a taxa de administração cobrada pelo banco. Caso o porcentual ultrapasse 2%, vale mais a pena investir o dinheiro nas cadernetas de poupança.

Projeção

Seguindo a lógica do aumento da Selic pelo Copom, especialistas acreditam que há perspectivas de novos aumentos da taxa nas próximas reuniões do Comitê, ainda com o objetivo de manter o real estável.

Caso isso realmente ocorra, os mais conservadores poderão ampliar o volume de investimentos no DI, afinal, quanto maior a Selic, maior será a rentabilidade desta aplicação.

Contudo, o economista Luís Carlos Ewald, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), sempre orienta os investidores a diversificar a carteira de aplicações. 'Essa dica vale para todos, seja investidor da Bolsa de Valores ou de qualquer outro tipo de aplicação financeira. Não se deve colocar todos os ovos numa mesma cesta', diz.

Por conta disso, pode-se aproveitar o momento para colocar parte dos recursos nos fundos DI, reservando um pouco do dinheiro disponível para aplicações em renda fixa e até mesmo na poupança. De qualquer forma, vale lembrar que a maior fonte de lucro, apesar dos riscos, é o mercado de ações.

Nenhum comentário:

Locations of visitors to this page