terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Jovens em busca do futuro

Jornal da Tarde
05/02/2008


Universitários buscam cada vez mais proteção em planos de previdência privada e seguros pessoais

RODRIGO GALLO, rodrigo.gallo@grupoestado.com.br

Bancando o futuro. Esse lema está em alta entre os jovens de 18 a 25 anos e faz com que o mercado de previdência privada registre um salto nas vendas. Entre 2005 e 2007 as empresas que oferecem planos de previdência e seguros de vida tiveram aumentos de até 15% na contratação de planos por jovens de até 25 anos, em sua maioria universitários.

São pessoas que querem investir pouco, no máximo R$ 100 por mês, e, com isso, esperam acumular recursos suficientes para montar um negócio próprio, fazer um curso de pós-graduação ou simplesmente se proteger de eventuais problemas da economia nacional. Preferem a previdência privada porque seu rendimento é maior do que outras aplicações financeiras conservadoras, como a caderneta de poupança.

O aumento de jovens que buscam previdência privada começou há cerca de quatro anos, mas ganhou força a partir de 2005. Algumas companhias já estão estudando a criação de produtos voltados exclusivamente para este público, a exemplo dos planos para crianças e adolescentes.

Em geral, segundo a gerente de produtos da linha Vida e Previdência da Porto Seguro, Ana Cristina Vieira, esses novos clientes são estudantes universitários que conseguiram o primeiro estágio ou que ingressaram em programas de trainee, e pretendem aproveitar a bolsa-auxílio oferecida pela empresa para investir em um futuro mais seguro.

Esses jovens temem pela incerteza do futuro e a estabilidade da economia. 'As pessoas estão entrando cada vez mais cedo no mercado de trabalho', disse o diretor de marketing da Mongeral, Luiz Cláudio Friedheim. 'Hoje, fica claro que as pessoas deverão estudar por muito mais tempo para ter uma carreira profissional promissora. Por isso, é preciso se planejar para fazer uma pós-graduação ou mesmo cursos de idioma no exterior', diz o diretor comercial da Brasilprev, Marcos Barros.

Além disso, parte destes jovens decide investir em previdência para, no futuro, ter recursos acumulados para abrir um negócio próprio, para diminuir uma eventual dependência da aposentadoria da Previdência Social. 'Antes, a classe média sonhava em comprar carro, casa e viajar para a Disney. Hoje, pensa-se mais em educação e saúde', disse Barros, que tem duas filhas, de 19 e 21 anos, que sempre tiveram plano de previdência complementar.

De acordo com Edson Franco, presidente do Real Tokyo Marine, o mercado registra cada vez mais uma redução na idade média dos clientes de previdência privada. Isso pode ser reflexo de uma mudança muito grande na cultura financeira dos brasileiros - muitos desses universitários decidem contratar planos por incentivo dos pais. 'Estamos formando uma nova geração de clientes de previdência privada e seguros pessoais. São pessoas com mais consciência de formação de reservas financeiras e de proteção futura.'

Segundo a Confederação Nacional de Seguros, Previdência e Capitalização, essa transformação gradual no mercado deverá se acentuar nos próximos anos - principalmente se o governo federal realizar modificações nas regras de aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Com isso, a tendência é de que os universitários se tornem 'alvos' cada vez mais atraentes.

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