terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Cuidados com os artigos de jornais

Os artigos do Jornal da Tarde "Jovens em Busca do Futuro" e "A velha Poupança Nunca Sai de Moda" devem ser lidos com espírito crítico. Já escrevi neste blog que poupança e previdência privada não são panacéias, ou seja, são para ser usados em casos específicos e o leitor deve pensar se vale a pena ou não aplicar seu dinheiro nestes produtos.

No caso de jovens que vivem de bolsa, realmente previdência privada não é um bom produto. O ideal é fazerem a poupança para a aposentadoria com Tesouro Direto + PIBB e aplicar somente em previdência privada quando começarem ganharem o suficiente para fazer a declaração completa do imposto de renda.

Poupança não tem liquidez, ao retirar o dinheiro fora da data de aniversário o investidor não terá o rendimento dos dias que se passaram. Uma alternativa para fugir do efeito aniversário é abrir 31 poupanças para que todo dia do mês haja pelo menos uma em que você possa retirar o dinheiro sem prejuízo. Além disto, a poupança só bate o Tesouro Direto quando não se tem conta corrente e para até certos valores (há um post no blog que ensina a fazer os cálculos para determinar tal limite).

Pois bem, o príncipio é sempre o mesmo. Leia jornais ou revistas, assita TV e ouça rádio, mas pense se o que as pessoas estão dizendo a respeito de aplicações se aplica ao seu caso.

Nenhum comentário:

Locations of visitors to this page