quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Você pode conseguir um desconto

Jornal da Tarde
19/12/2007


O JT foi às lojas e testou o quanto o varejo está disposto a conceder de abatimento. O Extra , por exemplo, tirou 7,89% sobre o valor à vista em um toca-DVD

CHARLISE MORAIS, charlise.morais@grupoestado.com.br


O hábito de pechinchar pode trazer excelentes resultados para os consumidores. Mesmo nesta época de fim de ano, com as lojas cheias, quem despende algum tempo negociando pode obter mais descontos do que aqueles anunciados pelas lojas para o pagamento das compras à vista. O Jornal da Tarde saiu às ruas ontem para conferir se vale mais a pena comprar parcelado ou à vista e, com um pouco de insistência, conseguiu até 7,89% de desconto, além dos 16,66% concedidos pela loja - para a compra de um aparelho de DVD no Extra.

A reportagem visitou algumas lojas e, sem se identificar, pesquisou quatro itens: geladeira, notebook, televisor e aparelho de DVD, de mesma marca e especificação ou um produto similar de outra marca. Além da opção do preço a prazo, também foi pesquisado o preço à vista para todos os itens. Depois, foi necessário um pouco de insistência para barganhar mais algum desconto para o pagamento no ato.

No hipermercado Extra, o desconto entre o preço parcelado e o à vista é de 16,66% para os quatro produtos. Mas, com a negociação foi possível baixar ainda mais o valor. No caso da geladeira, o preço ficou 3,26% mais barato que o valor à vista, o notebook teve desconto de 3,96%, o televisor, 4,99% e o DVD, 7,89%. Na comparação com o preço à prazo do DVD com os dois descontos conseguidos (16,66% mais os 7,89%), a diferença é de R$ 127,20, ou 23,24%.

Nas Casas Bahia, não há diferença entre o valor parcelado em até dez vezes no cartão de crédito - os planos para pagamento no carnê têm acréscimo - e o preço à vista. Mesmo com muita insistência, o máximo que a reportagem conseguiu foi um desconto de 1,81% para a compra da geladeira, que passou de R$ 1.599 para R$ 1.570. Os demais itens, de acordo com o vendedor, já estão com preços promocionais e não há mais margem para descontos. A única exceção, proposta pelo vendedor foi de tentar baixar de R$ 10 a R$ 15 na TV e no DVD, se a compra toda (dos quatro produtos) fosse feita na loja. O vendedor também se comprometeu a cobrir a oferta e “tentar chegar no preço” do concorrente, caso fosse apresentada uma proposta por escrito de outra loja.

Na Fast Shop não houve oportunidade para negociar um desconto maior, além do já concedido. Nem mesmo falando com o gerente. O vendedor afirmou que o preço à vista que nos foi informado já é a menor margem que ele oferecia para cada um dos itens.

Vantagem

Especialistas em finanças afirmam que as compras à vista são mais vantajosas. Para alguns produtos, de maior valor agregado, como eletroeletrônicos e eletrodomésticos, os descontos valem à pena. Mas no caso de vestuário não. Nas lojas Hering e Luigi Bertolli não há nenhum desconto para pagamento à vista. Em ambos os casos, o parcelamento é a melhor opção. “Nem chorando muito”, disse a vendedora da Luigi Bertolli.

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