domingo, 9 de dezembro de 2007

Como comprar um automóvel sem comprometer o orçamento

A resposta a esta pergunta não é única. Há pessoas que compram aquele que tem uma prestação que cabe no bolso. Enquanto outras dizem que não se pode passar de 6 meses de salário. Outros compram o mais barato possível.

Mas um critério objetivo pode ser feito. Se alguém comprar um carro cuja manutenção o torne inviável do ponto de vista financeiro o prazer será substituido pela dor de estouros sucessivos na conta bancária. Se a manutenção do carro exceder a sua capacidade de poupança o dono do bólido terá que cortar despesas do seu orçamento, o que não é nada agradável. Então, o critério proposto é que o custo do carro não deve ser maior que a poupança em base anual.

Quanto custa manter um carro? Considere IPVA, depreciação, seguro, manutenção, estacionamento e combustível. A soma das despesas anuais citadas é em média 25% do valor do carro. Ou seja, um carro de valor igual à 4 vezes o valor de sua poupança anual é o máximo que uma pessoa pode comprar sem comprometer seu estilo de vida.

Caso já possua um carro, o custo anual de manutenção dele deve ser acrescido à poupança anual para se calcular o maior preço que se pode pagar por um automóvel.

Nenhum comentário:

Locations of visitors to this page