quinta-feira, 19 de julho de 2007

Poder do Juros II

A origem do xadrez que foi contada ontem pode ser até uma lenda, mas as altas taxas de juros do Brasil são uma realidade que começou na década de 90. Algum de vocês podem pensar que o exemplo do jogo é exagerada, mas vamos fazer alguns cálculos.

Se a taxa de juros for baixa, há um regra de bolso para calcular em quanto tempo o capital é dobrado, basta dividir 70 pela taxa de juros desprezendo o %. Por exemplo, uma taxa de 1% a.m de taxa de juros acima da inflação, que pôde ser obtida durante a década passada em títulos públicos, dobra seu capital em 70/1=70 meses, ou aproximadamente 6 anos. Assim o poupador avançaria para a próxima casa do tabuleiro a cada 6 anos.

Mas se alguém pedir dinheiro emprestado? Vamos considerar uma taxa de 6,38% a.m em uma grande financeira, segundo a página do Banco Central, a dívida dobraria a cada 70/6,38=11 meses. Ou seja, se não houver amortização, o débito avança um casa do xadrez em menos de 1 ano!

Pelos motivos expostos, muitas pessoas se enterram em dívidas e quando percebem está trabalhando apenas para pagar juros. E quem aproveitou a década de 90 e poupou não tem do que reclamar.

Nenhum comentário:

Locations of visitors to this page