segunda-feira, 16 de julho de 2007

Não espere pirotecnias financeiras para cuidar de seu dinheiro

Valor Econômico de 16/07/2007

Mara Luquet

A Bolsa de Valores bateu um novo recorde na sexta-feira. É o 30º recorde do Índice Bovespa, o principal indicador da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) este ano. Desde 2002, quando a bolsa viveu um dos seus piores momentos da história com uma fuga desenfreada de investidores, principalmente estrangeiros, o Ibovespa acumula um ganho de quase 600%. Um ganho espetacular, mas para tanto você precisaria ter acertado o ponto mais baixo dos últimos anos, que ocorreu em 16 de outubro de 2002, quando o Ibovespa foi negociado a 8.370 pontos.
A outra alternativa, mais atraente, seria ter comprado uma carteira de ações que espelhasse as recomendações da Carteira Valor em 2001. De janeiro de 2001, quando foi criada, até o último mês de junho a Carteira Valor acumula um ganho de 1.068%. No mesmo período a variação do Ibovespa foi de 256,46%.
O portfólio é uma carteira virtual formada a partir de recomendações de analistas de dez tradicionais corretoras brasileiras. Os corretores enviam todo mês para o Valor Econômico suas próprias carteiras recomendadas. Com essa informação em mãos, a equipe de economistas do Valor Data, pilotada por Willian Volpato, faz uma seleção das ações mais recomendadas por esses analistas e forma, então, a Carteira Valor. Simples assim.
Para conseguir acumular o ganho espetacular da Carteira Valor, por exemplo, você não precisaria ter acertado o ponto mais baixo para comprar ou de sorte ou ainda de informação privilegiada. Você precisaria apenas ter acompanhado a publicação da carteira toda primeira semana do mês no Valor. Uma informação pública, que também é veiculada na rádio CBN, no boletim Valor Econômico na CBN.
Observe mais um ponto extremamente relevante. A Carteira Valor foi criada em janeiro de 2001. Alguns meses depois, houve o episódio dos ataques terroristas de 11 de setembro nos EUA que chacoalhou todo o planeta, a guerra com o Iraque e a forte crise interna em 2002 por conta da perspectiva da eleição do presidente Lula. O temor de um governo do PT afugentou investidores do país, e a bolsa despencou. Mas quem pôde permanecer com suas ações em carteira não tem do que reclamar. A bolsa está completando seu quinto ano de alta consecutiva.
Esse é um exemplo claro de como estar bem informado é importante para seus investimentos. No entanto, o sonho de todo investidor é encontrar uma dica, de preferência que lhe seja contada ao pé do ouvido, em tom confidencial, que o deixará rico da noite para o dia. Ele não quer informação, quer a dica, e esse é um erro que pode ser fatal. A boa informação é a que vai fazer de você um investidor de sucesso. Já a dica poderá levá-lo a percorrer caminhos perigosos e que podem colocá-lo em verdadeiras ciladas financeiras.
Ironia do destino, a melhor dica de investimento dos últimos tempos não foi contada ao pé do ouvido de ninguém. Ao contrário. Foi alardeada literalmente por todo o planeta. Tanto foi assim que atraiu investidores de vários países para esse grande negócio que foi investir nos títulos do governo brasileiro.
A taxa de juro no Brasil nos últimos dez anos acumulou um ganho de 519%. Um rendimento muito atraente, mas o que é ainda mais sedutor: veio por mãos seguras. As aplicações em renda fixa são as mais conservadoras e, entre elas, os títulos do governo federal são considerados os papéis de menor risco do país.
Ainda assim, muita gente passou esse tempo atrás da dica e perdeu a oportunidade de aumentar razoavelmente seu patrimônio. Outras oportunidades interessantes vão continuar aparecendo. O Brasil é um país emergente e, por isso, carrega todos os riscos e oportunidades que essas economias costumam oferecer. Mas não espere pirotecnias financeiras para cuidar bem do seu dinheiro. E desconfie de quem acenar com promessas mirabolantes de dicas que continuam a enganar a muitos.


Mara Luquet é editora da revista ValorInveste e autora do livro O Assunto é Dinheiro, escrito em parceria com o jornalista Carlos Alberto Sardenberg

E-mail: mara.luquet@valor.com.br

Nenhum comentário:

Locations of visitors to this page