segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Corretoras ajudam o investidor a calcular IR

Folha de São Paulo

25/10/2010

Serviço é oferecido para atrair clientes

MARIANA SCHREIBER
DE SÃO PAULO

Imposto de Renda: pode ser chato, complicado, mas não há como fugir dele.
Para tornar essa obrigação menos desagradável e atrair clientes, corretoras oferecem cada vez mais serviços que facilitam o acerto de contas dos investidores com o leão.
Até o fim deste mês, a corretora Spinelli passa a calcular mensalmente, sem nenhum custo, quanto os seus 18 mil clientes devem à Receita Federal ou se estão isentos.
O serviço cobrirá todas as operações de renda variável (mercado à vista, opções, termo e derivativos).
Por enquanto, o programa está em fase de testes, atendendo 200 investidores com grande volume de negócios.
Rodrigo Puga, responsável pela área de "home broker" da corretora, afirma que o único trabalho do investidor será pagar o imposto.
"Assim que virar o mês, vamos gerar relatórios com todas as operações realizadas e os lucros e os prejuízos registrados. Se houver imposto a pagar, disponibilizaremos o Darf [Documento de Arrecadação de Receitas Federais] preenchido. O cliente só vai precisar pagar."
Segundo Puga, a corretora se responsabilizará por qualquer erro no cálculo do IR, feito em parceria com a empresa de consultoria tributária Arbor.
Os clientes que operam também em outras corretoras terão de calcular por conta própria se os negócios fora da Spinelli elevam o valor do imposto a pagar ou se permitem abatimentos.
Puga acredita que a comodidade oferecida pela Spi- nelli fará seus clientes concentrarem suas operações na corretora:
"Muita gente não recolhe IR hoje pelo trabalho. Não sabe as regras, o que pode abater ou não. As pessoas não vivem de Bolsa. Trabalham e muitas vezes não têm tempo de cuidar disso".
Os lucros obtidos com renda variável são tributados mensalmente em 15%. Em caso de "daytrade" (operações de compra e venda realizadas no mesmo dia), a alíquota é de 20%. Quem vende menos de R$ 20 mil por mês está isento.
Perdas em meses anteriores podem ser abatidas dos ganhos subsequentes, reduzindo o imposto a pagar.

REGULARIZAÇÃO
A Tema Sistemas, que desde 2007 comercializa uma ferramenta de cálculo do imposto sobre ganhos no mercado à vista, passou a oferecer neste ano um serviço de regularização para investidores em dívida com a Receita.
Erickson Fonseca, diretor da Tema, lembra que o investidor que deixa de pagar imposto em um mês já está irregular. A multa normalmente varia de 75% a 150% sobre o imposto devido, mas pode chegar a 225%, caso a Receita Federal considere que houve má-fé.
"Se o investidor toma a iniciativa de se regularizar antes de a Receita identificar o erro, a multa não passará de 20%", afirma Fonseca.
Até o fim do ano, o sistema servirá também para operações com derivativos.
Dez mil investidores usam o programa da Tema mycapital, que pode ser contratado diretamente na empresa. Sete corretoras já oferecem o serviço e outras cinco estão negociando com a empresa.

Nenhum comentário:

Locations of visitors to this page