quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Proteção ou aposta na compra de NTN-B?

Valor Econômico

19/08/2010

Eduardo Campos



Mercado vê aumento de demanda por títulos ligados à inflação, mas não há consenso sobre a causa desse movimento

O recente aumento na demanda por títulos atrelados a inflação levantou algumas teorias.

Uma delas sugere que, embora o mercado compre o cenário traçado pelo Banco Central (BC) de inflação convergindo à meta e juros menores, não deixa de fazer algum seguro contra uma possível alta nos preços no futuro.

O sinal disso, segundo o analista econômico da Mercatto Investimento, Gabriel Goulart, é que os agentes apostam em Selic mais baixa via mercado de juros futuros (Depósito Interfinanceiro), mas buscam algum tipo de proteção comprando Notas do Tesouro Nacional Série B (NTN-B), título atrelado ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Segundo o especialista, o raciocínio do investidor, nesse caso, é o seguinte: juro menor resulta em crescimento maior, o que eleva o risco de inflação mais à frente.

Tal preocupação também ganha algum respaldo no calendário eleitoral. Afinal, não se sabe que tipo de gestão fiscal e monetária o país terá a partir de 2011.

O vice-presidente de tesouraria do banco WestLB, Ures Folchini, não descarta completamente que esse aumento na demanda por NTN-B tenha caráter de proteção contra uma disparada na inflação. Afinal, o Banco Central é reacionário a um ciclo de alta de preços, então o investidor está protegido.

No entanto, pondera o especialista, essa compra de NTN-B também pode ser vista como um sinal de aposta em um Brasil que está melhorando, com juros reais cada vez menores. Então, esse agente tenta aproveitar o ganho que o papel ainda oferece, considerando o cupom mais a variação da inflação.

Com avaliação diferente, o trader de renda fixa e câmbio do Banco Modal, Luiz Eduardo Portella, não acredita que o mercado esteja mostrando algum tipo de preocupação com a inflação.

Sinal claro disso é o comportamento dos contratos de juros futuros, que continuam caindo de forma acentuada na Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F). "A curva longa segue perdendo prêmio de risco. Isso não é sinal de um mercado que acredita que o BC vá errar."

Ainda de acordo com o especialista, o mercado começa a mostrar que o ciclo de alta de juros já foi de fato encerrado e que o BC não estaria muito disposto a elevar a Selic em 2011.

Na visão de Portella, o que explica esse aumento de demanda por NTN-Bs é um movimento de recomposição de posições após o vencimento de R$ 35 bilhões desses títulos que aconteceu na segunda-feira.

Outra ponderação relevante feita por Portella é que os investidores internacionais estão atrás de retorno.

Algo natural se levarmos em conta que as taxas de juros ao redor do mundo devem continuar próximas de zero por um longo período de tempo. Ele diz que é visível esse aumento de demanda, tanto pelo comportamento dos contratos de juros futuros mais longos, quanto pela facilidade com que o Tesouro vende Letras do Tesouro Nacional (LTN) a taxas decrescentes.

Uma prova disso pode ser obtida hoje, já que serão ofertadas LTNs com vencimento em outubro de 2011 e julho de 2012.

Segundo Portella, fica difícil saber com clareza se toda essa devolução de prêmio tem fundamentação ou se é uma distorção provocada por esse excesso de demanda.

Na agenda desta quinta-feira, atenção à segunda prévia do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) de agosto. Para a Máxima Asset, a inflação deve avançar de 0,03% para 0,5%, reflexo do reajuste no minério de ferro.

Eduardo Campos é repórter

Nenhum comentário:

Locations of visitors to this page