sexta-feira, 4 de junho de 2010

Bolsa vai muito além do Ibovespa

Valor Econômico

04/06/2010

Alessandra Bellotto, de São Paulo

O investidor que tentou replicar o Ibovespa, principal índice da bolsa, ao longo do ano amargou perdas maiores do aquele que buscou opções nas carteiras setoriais de consumo e imobiliário. Nos primeiros cinco meses de 2010, o Ibovespa recuou 6,64%, enquanto o Icon cedeu 1,38% e o Imob teve perda de 1,54%. Já aquele que optou pelo índice de telecom (Itel) está sorrindo à toa. A carteira é a única com valorização em 2010, de 9,14% até o mês passado.

Mais antigo índice da bolsa, o Ibovespa é também o de maior popularidade. A seleção das ações é feita com base no volume negociado e, por isso, dá uma ideia da movimentação do mercado, explica o pesquisador do Instituto Assaf Fabiano Guasti Lima. Ele lembra, porém, que são vários os índices calculados pela bolsa, que medem o desempenho de grupos de empresas com características comuns.

Em 2009, ano de ouro para o mercado de ações, índices como o de small caps (com ações de baixa liquidez) e o imobiliário foram muito melhores do que o Ibovespa. Segundo levantamento do Instituto Assaf, enquanto os dois primeiros subiram 137,53% e 205,03%, respectivamente, o Ibovespa teve alta de 82,66% mo período. "Essa diferença é um alerta para o investidor olhar para outros índices além do Ibovespa", afirma.

Ao montar uma carteira, Lima diz que o investidor deve buscar papéis que tenham correlações negativas, ou seja, andem em direções opostas. Segundo exemplifica o pesquisador, papéis de maior peso no Ibovespa, Vale e Petrobras tendem a seguir o mesmo rumo, apesar de estarem em setores diferentes. Um portfólio formado por esses papéis tem de ter também ações que, historicamente, tenham se movimentado num padrão diferente. Papéis como os da AmBev, por exemplo, são reconhecidos como mais defensivos, pois oscilam menos do que o índice.

Além disso, Lima destaca que, dependendo do momento econômico, os diversos setores podem ter desempenhos melhores ou piores. Hoje, dado o forte nível de atividade econômica do país, papéis de empresas ligadas ao mercado local podem oferecer retornos maiores.

As informações sobre os índices, como variação, volatilidade e dividendos pagos pelas empresas, estão no site da bolsa. O pesquisador reconhece que é difícil para o pequeno investidor replicar os índices de mercado, mas ele recomenda garimpar ações em outras carteiras.

Nenhum comentário:

Locations of visitors to this page