terça-feira, 23 de março de 2010

Ofertas de estreantes decepcionam na Bolsa

Valor Econômico

Fernando Torres, de São Paulo
23/03/2010

Vender uma ação abaixo do intervalo previsto no prospecto não era algo comum

Comprar ações em ofertas iniciais (IPOs na sigla em inglês) deixou de ser bom negócio. Nas quatro ofertas realizadas neste ano - as da administradora de shoppings Aliansce, da empresa de fidelidade Multiplus, da investidora imobiliária BR Properties e da empresa do setor naval OSX - houve desconto em relação ao preço mínimo sugerido e também queda da ação no dia de estreia. Levantamento feito pelo Valor mostra que o percentual de ofertas em que os preços caem no primeiro dia de negociação vem subindo ano a ano. Foi de zero em 2004, subiu para 11% em 2005 e 2006, saltou para 33% em 2007, passou para 50% em 2008 e 2009 e atingiu 100% neste início de ano.

Se em 2004 e 2005 o ganho médio no primeiro dia de um IPO foi de 8,4% e 7,4%, respectivamente, neste ano a variação média é negativa em 5,5%.

 

 

Em todas as ofertas deste ano, as empresas foram forçadas a dar desconto em relação ao piso do intervalo sugerido. A diferença média foi de 12% ante o preço mínimo. Vender uma ação abaixo do intervalo previsto no prospecto não era algo comum. Isso ocorreu em 19 das 107 ofertas iniciais realizadas entre 2004 e 2007, o que equivale a um índice de 18%. De 2008 para cá, houve descontos em 8 das 14 ofertas, um percentual de 57%.

Isso não significa que as ações que caem na estreia não se recuperarão. Os papéis de duas das três empresas que fizeram IPO neste ano, por exemplo, acumulam forte alta desde a estreia. O papel da Aliansce subiu 17,67% até a última sexta-feira e o da Multiplus, 15,63%. Mas o investidor que comprou as ações pelo preço médio do primeiro dia de negociação ganhou mais - 20,48% com a administradora de shoppings e 23,83% com a empresa de fidelidade. Se comprasse a ação pelo preço mínimo no dia da estreia, o lucro seria ainda maior: 23,86% e 31,58%, respectivamente.

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