segunda-feira, 28 de junho de 2010

CVM manda parar a oferta do "clube dos vencedores"

Valor Econômico

28/06/2010

Fiscalização: Aplicação é oferecida por empresa de Belo Horizonte que não tem autorização para distribuir investimentos e que promete "renda fixa garantida".

Por Antonio Perez, de São Paulo

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) alertou o mercado na sexta-feira para a oferta irregular de investimentos da Firv Consultoria e Administração de Recursos, de Belo Horizonte (MG). A empresa oferecia, sem autorização da CVM, uma aplicação batizada de Ficap - Fundo de Investimento Capitalizado, que se auto-denomina "o clube dos vencedores".

Decisão do colegiado da CVM, no último dia 22, determinou que os sócios da Firv, Thales Emanuelle Maioline, Iany Marcia Maioline e Oseias Marques Ventura suspendam imediatamente a oferta, já que não possuem autorização para distribuir e administrar valores mobiliários. Eles estarão sujeitos a multa diária de R$ 5 mil. A suspensão da oferta, contudo, não os exime das penas previstas em lei.

No site da empresa ( www.firv.com.br ), o Ficap é apresentado como um clube de investimentos que oferece "uma renda fixa garantida" a partir de transações de "arbitragem". Não há, porém, informações sobre quais ativos são utilizados nessas operações. Tampouco há dados sobre a rentabilidade, o patrimônio e a política de investimentos.

Em uma página no site de relacionamento Facebook, uma pessoa que se diz investidor do clube escreve que o Firv oferece "rentabilidade garantida de 5% ao mês". Em alguns casos, o rendimento mensal poderia ultrapassar 7%. O investimento mínimo seria de R$ 2.500. Por meio de mensagens eletrônicas, esse investidor disse ao Valor que aplica há dois anos no Ficap e não tem reclamações. Para maiores informações, ele recomendou acessar a página da companhia na internet. O clube, segundo consta no site da Firv, só admite investidores que sejam apresentados por outros integrantes.

A reportagem do Valor procurou os sócios da companhia nos telefones que constam na seção "Ouvidoria" do site, mas não conseguiu localizá-los. Ao ligar para um número de telefone celular divulgado no site, o Valor foi atendido por um homem que alegou que apenas trabalhava como professor nos cursos sobre investimento em ações oferecidos pela Firv.

Além de promover cursos, a Firv publica em seu site artigos sobre investimentos de diversos autores. O site é repleto também de frases de caráter motivacional, como "o medo é a dádiva do fracassado" ou "fé e medo não se dão bem, onde um estiver, o outro não estará". Na seção "Rentabilidade", em lugar de números de desempenho, a Firv propõe a seguinte questão: "Se o negócio é bom, porque (sic) todo mundo não investe?". A explicação é singela: "se todas as pessoas tivessem um negócio como este, não teríamos mais profissionais em outras áreas para trabalharem para nós, muita gente ia querer viver de renda". (Colaborou Angelo Pavini)

Nenhum comentário:

Locations of visitors to this page