quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Antes de investir, pense quanto quer perder

Valor Econômico
De São Paulo
01/11/2007



"O Melhor Conselho sobre Investimentos que Eu Já Recebi" - De Liz Calman. Larousse do Brasil. 160 páginas, R$ 19,90


Com a Bolsa de Valores de São Paulo batendo recordes sucessivos semanalmente, muitos investidores passaram a sonhar em se tornar uma espécie de Warren Buffet ou, para citar um exemplo nacional, de um Lázaro de Mello Brandão, do Bradesco. Mas quais são os pontos fundamentais na carreira de profissionais como estes que determinaram o caminho do sucesso financeiro?


No livro "O Melhor Conselho sobre Investimentos que Eu Já Recebi", recém-lançado pela Larousse do Brasil, a jornalista especializada em negócios da rede de TV americana CNBC Liz Claman revela o que nomes pesados do mercado financeiro consideram o ponto essencial de suas vidas profissionais.


Donald Trump, por exemplo relembra uma frase de seu grande mentor: "Meu pai dizia que qualquer coisa que pareça boa demais para ser verdade será mesmo boa demais para ser verdade", conta o megainvestidor americano do setor imobiliário. Trocando em miúdos, Trump recomenda cautela na hora de investir. "Sua sugestão era simples: antes de investir, avalie quanto dinheiro está disposto a perder", prossegue.


Buffet, por exemplo, não compra idéias ou modismos. Ela sempre compra empresas. Caso ele vá apostar em uma, demonstrará como uma criança faria com um rádio velho, tentando descobrir como todos os fios e pequenas peças funcionam. O seu ponto de mudança aconteceu quando tinha 19 anos e leu o livro "The Intelligent Investor", de Benjamin Graham. Seu princípio básico pode ser resumido em um: é preciso olhar para uma ação como sendo ela parte de um negócio, e não algo que lhe tem luz própria ou algo que seu corretor ou vizinho lhe indique.


Esses dois depoimentos são complementados por mais 52 outros nomes. Entre eles: Fábio Barbosa, Roberto Irineu Marinho, Emílio Odebrecht, Abram Szjaiman, entre outros.

Nenhum comentário:

Locations of visitors to this page