quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Prestação é, em média, 20% menor que a do SFH

Lino Rodrigues
O Globo
31/10/2007

Especialistas prevêem que mudança causará redução dos juros também em outros bancos

O consumidor com renda acima de R$4,9 mil que financiar a casa própria com recursos do FGTS terá uma redução, média de 20% na prestação inicial do imóvel, e de até 18% no total do empréstimo. Um financiamento de R$245 mil, por exemplo, em 30 anos, teria uma redução de 22,6% na parcela e de 18,3% no total do empréstimo em relação a uma mesma operação no Sistema Financeiro da Habitação (SFH). A simulação foi feita pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) e levou em conta juros de 12% mais TR (SFH) e 8,66% mais TR (FGTS).

Para especialistas, a medida deverá trazer para o mercado compradores que não tinham acesso aos recursos do Fundo, o que aumentará a competição no sistema financeiro, reduzindo os juros dos empréstimos que não usam dinheiro do FGTS.

- Quem puder deve esperar um pouco mais antes de fazer este financiamento, e se beneficiar desta condição melhor que entrará em vigor em janeiro de 2008 - explica o vice-presidente da Anefac, Miguel Ribeiro de Oliveira.

O presidente do Sindicato das Indústrias da Construção do Rio de Janeiro (Sinduscon-RJ), Roberto Kauffmann, também prevê queda nas taxas com a competição entre os bancos.

- A medida faz justiça aos legítimos donos do dinheiro, que são todos os trabalhadores e não somente uma parcela deles como era até agora - disse Kauffmann.

Nenhum comentário:

Locations of visitors to this page