sábado, 8 de maio de 2010

Compras com desconto em clubes na web

Jornal da Tarde

08/05/2010

Associados têm abatimento de até 95% em roupas, bebidas, entre outros produtos

LUCIELE VELLUTO, luciele.velluto@grupoestado.com.br

Calça da Diesel com 30% de desconto. Camisas de futebol da Adidas com preço reduzido em 50%. Roupas da Daslu por 70% menos. Estas são algumas das possibilidades encontradas nos sites de ponta de estoque, onde o consumidor chega a pagar até 95% menos do que nas lojas das marcas. Porém, para ter acesso a essas ofertas é preciso participar de um clube de compras, cujo acesso é restrito, seguindo o modelo das outlets virtuais europeias.
Na maioria dos casos, o consumidor só pode se cadastrar se tiver a indicação de alguém que já seja associado ao site. Mas há blogs na internet que oferecem os convites para quem quiser. É só buscar no Google as palavras “convites outlets virtuais”. A estimativa é que mais de 2,5 milhões de internautas participam atualmente em pelo menos uma página eletrônica de vendas de produtos em liquidação.
Os itens disponíveis vão de roupas a brinquedos, bebidas e utilidades domésticas. Os sites são os responsáveis pela venda e envio dos produtos. Na maioria das vezes, os artigos oferecidos são comprados pelas lojas virtuais, mas há casos de a peça estar em consignação. Por isso, o prazo de entrega pode chegar a 30 dias.
Um desses sites é o Coquelux, que trabalha com descontos de até 90%. Desde 2008 no ar, o clube não divulga o número de associados.“Temos boa receptividade. O brasileiro se adapta muito bem às novidades. Está acabando a resistência de vender roupa pela internet”, explica Patrícia Toledo, diretora de conteúdo e estilo do site.
Lançado em 2009, o Brandsclub já tem 1,2 milhão de cadastrados. Para o consumidor ter acesso a produtos de marcas nacionais e importadas que chegam a ser oferecidos com 95% de desconto, é preciso ser indicado por alguém já cadastrado. “Somos um modelo fechado porque os nossos fornecedores querem assim. Eles preferem que sua marca não seja depreciada com uma grande exposição”, diz Paulo Humberg, presidente do site.
O mais antigo no mercado é o Superexclusivo, na ativa desde o final de 2007. Com 150 mil associados, o desconto dos produtos varia entre 30% e 70%. Já o Privalia Brasil, no ar desde o ano passado, conta com mais de 1 milhão de consumidores brasileiros. Os descontos variam de 55% a até 80%.
Se o produto não servir ou não agradar, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) garante sua devolução em até sete dias. O valor gasto será devolvido ou pode virar crédito para outra compra.

Nenhum comentário:

Locations of visitors to this page