segunda-feira, 26 de outubro de 2009

A Bolsa a um click de distância

Jornal da Tarde
26/10/2009

Negociar ações pela internet é opção para pessoa física. Veja como escolher sua corretora

Paulo Darcie, paulo.darcie@grupoestado.com.br

Um dos responsáveis pela popularização do mercado de capitais entre os investidores individuais, o home broker, serviço que permite a negociação de ações pela internet, ganha cada vez mais espaço. Em setembro teve sua maior participação da história na BM&F Bovespa: ao todo, 215,8 mil pessoas usaram a ferramenta, movimentando 31,2% do total negociado na Bolsa de Valores São Paulo (Bovespa). Para quem pensa em entrar no mercado de ações, o primeiro passo é a escolha de uma corretora de valores.

Somente corretoras podem fazer ordens de compra e venda no pregão, e sua escolha depende do perfil do usuário. Existem 67 delas operando o home broker e os serviços oferecidos variam bastante. A primeira decisão do investidor é se vai optar por uma corretora independente ou uma de banco.

“É comum que o investidor comece com as corretoras dos grandes bancos, pois eles têm alcance maior”, avalia o superintendente de marketing da Banifinvest, Bruno Di Giorgio. “Conforme o cliente vai conhecendo melhor suas preferências e o mercado, procura produtos mais adequados para ele”, afirma.

O professor de finanças do Insper, Ricardo Almeida, lembra que nas corretoras de bancos as operações podem ser feitas de modo mais rápido, pois não é preciso transferir dinheiro para a conta da corretora por meio de DOC ou TED.

Também devem ser levados em consideração os custos de operação cobrados por cada corretora. Sobre cada movimentação incide uma taxa de corretagem e, mensalmente, o cliente ainda paga uma taxa de custódia, para cobrir custos operacionais.

“Os custos variam de acordo com a estrutura da corretora e com os serviços extras que elas oferecem. Manter uma equipe de analistas tem seu preço”, lembra Almeida. O professor recomenda a escolha de acordo com a necessidade que o cliente tem de acessar produtos oferecidos. “Para quem não está familiarizado com o mercado, pagar um pouco mais pelas análises, cursos e gráficos pode ser essencial”, diz.

Quem pensa em começar a investir com valores muito baixos, no entanto, pode inviabilizar seus lucros por conta das taxas. “É possível comprar até mesmo uma única ação, que custe R$ 1, mas, se a taxa de corretagem pela operação for de R$ 5, vai ser difícil que esse negócio traga lucro”, afirma o diretor comercial da TOV, Valestan Ribeiro. Estipular ou não um valor mínimo para investimento no home broker é decisão de cada corretora.

Estudo

Comprar e vender ações sem “interferências”, porém, pode não ser o melhor para quem não conhece o básico do mercado.

“Tem que estudar. O ideal é ler balanços de empresas, aprender a interpretar as informações e saber exatamente do que está tratando”, ressalta o administrador de investimentos Fábio Colombo. “Boa opção para iniciantes, o fundo de ações tem um gestor especialista no assunto tomando as decisões”, afirma ele.

Além do fundo, uma outra alternativa, de acordo com Almeida, do Insper, é começar paralelamente no home broker e via telefone, com o operador, para “sentir o mercado”.

Outro risco, lembram os especialistas, é o vício que a facilidade de se comprar e vender papéis a qualquer momento pode trazer. “Tem que tomar cuidado para não utilizá-lo como se estivesse apostando. Mercado não é cassino”, alerta Colombo. “O investidor pode chegar a um ponto de querer ter um lucro maior a cada operação, sem fazer a análise necessária antes”, lembra. “Há uma ilusão de que é ‘charmoso’ comprar e vender ações sem o auxílio de profissionais, entretanto, se as decisões não tiverem embasamento, o prejuízo pode ser grande”, diz Almeida.




SAIBA MAIS

CUSTÓDIA

Taxa mensal que cobre custos operacionais das corretoras. Não é obrigatória, e há corretoras que a condicionam ao número de operações no mês

CORRETAGEM

Cobrada a cada ordem de compra ou venda. O valor, definido pela corretora, pode ser fixo ou uma fração do negócio

DAY TRADE

Operações de compra e venda de ações no mesmo dia, para lucrar com a diferença

Nenhum comentário:

Locations of visitors to this page