segunda-feira, 14 de julho de 2008

Faça a restituição do seu IR render

Jornal da Tarde
14/07/2008


Com a liberação do 2º lote amanhã, opções são investir no Tesouro Direto ou na renda fixa

RODRIGO GALLO, rodrigo.gallo@grupoestado.com.br


A Receita Federal vai liberar amanhã o dinheiro referente ao segundo lote das restituições do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2008, ano-base 2007. Quem tiver dívidas deve usar esses recursos para pagá-las. Já quem estiver no azul pode aplicar esses recursos a fim de fazê-los render. Atualmente, Tesouro Direto e renda fixa são as melhores opções.

De acordo com o Fisco, 958.614 contribuintes vão receber o dinheiro da restituição amanhã, que será depositado com uma correção de 2,84%, correspondente à taxa básica de juros, a Selic, de maio a junho, e 1% de julho.

O matemático financeiro José Dutra Sobrinho argumenta que, no geral, o dinheiro da restituição não deve ser usado para comprar ações na Bolsa de Valores. O motivo é simples: para entrar no mercado de renda variável, é preciso ter um montante considerável para investir, do contrário, não compensa o risco.

Dutra Sobrinho dá duas orientações. Uma é colocar o dinheiro no Tesouro Direto, uma forma criada pelo governo que permite investimentos de pessoas físicas em títulos da dívida pública , cuja rentabilidade pode chegar a 1% ao mês, ou seja, bem superior à da poupança. Nesse sistema, a compra dos papéis é feita pela internet (www.tesourodireto.gov.br). A aquisição desses títulos é uma operação parecida com a compra de um eletroeletrônico pela internet. Os investimentos diretos no Tesouro estão disponíveis exclusivamente pela web. Antes, é preciso fazer um cadastro simples e aplicar pelo menos R$ 100.

Na prática, a pessoa pode gerenciar sozinha seus investimentos. Porém, o Ministério da Fazenda informa que, caso o investidor prefira, é possível autorizar uma instituição financeira a efetuar as transações. Essas empresas não cobram taxas de administração. Dutra Sobrinho alerta que há uma taxa de custódia. 'Essa taxa varia conforme a corretora. É preciso pesquisar antes de investir o dinheiro do IR.'

Alternativa

Como alternativa ao Tesouro Direto, o matemático também orienta as pessoas a colocar a restituição em fundos de investimentos de renda fixa, também levando em consideração a taxa de administração cobrada pela empresa. Segundo ele, o ideal é encontrar uma instituição financeira que pratique taxas entre 2% e 2,5%, no máximo. 'Além do Tesouro Direto, a renda fixa é uma boa opção para quem quiser investir a restituição do IR.'

Nenhum comentário:

Locations of visitors to this page