terça-feira, 21 de julho de 2009

Consumidores usam o Twitter para ganhar com promoções

Empresas preparam condições exclusivas para seus seguidores que descobrem, antes dos outros clientes , onde estão os descontos e os lançamentos. Ferramenta serve de filtro para usuário pesquisar tudo em um só lugar

Marília Almeida e Carolina Dall'olio

Muitos consumidores já estão usando o Twitter para se informar sobre promoções e aproveitar as ofertas das empresas. O Twitter é uma espécie de "microblog", em que são publicados textos com limite de 140 caracteres. Essas mensagens são recebidas por todos os usuários que optaram por "seguir" aquele perfil.

A ferramenta, que surgiu em 2006 e despontou como uma febre entre usuários que apenas queriam relatar o que acontecia no seu dia a dia, começa a ser incorporada por empresas que pretendem divulgar seus produtos na internet. Elas usam o espaço como um canal de marketing e atraem seguidores ao anunciar promoções e lançamentos em primeira mão.

A velocidade da informação é a marca do Twitter. Os mais de 3 mil seguidores da CVC, por exemplo, ficam sabendo das ofertas da operadora de turismo antes de todo mundo. "Quando decidimos lançar uma promoção, precisamos primeiro criar um material de divulgação e só depois publicamos essas ofertas nos jornais, revistas e sites. Isso leva tempo", conta Rogério Mendes, gerente de e-commerce da CVC. "Mas enquanto o material não fica pronto, nós divulgamos a oferta no Twitter, porque isso pode ser feito na hora."

Há empresas que oferecem condições especiais apenas para seus seguidores no Twitter. É o caso do Extra.com.br. "Já demos dois mil vouchers de locação da Net Movies, descontos exclusivos em produtos, realizamos um concurso cultural que tinha como prêmios geladeira, TV, Playstation 3 e Netbook. Ali também postamos ofertas do dia e outras informações relevantes do nosso site, como a divulgação de serviços", informa a coordenadora de marketing da rede Luciana Cesana Comenalli.

Outra vantagem de se informar pelo Twitter é poder filtrar as informações. "Para atrair e manter nossos seguidores, colocamos apenas conteúdo que o nosso público acha relevante", diz Andrea Dietrich, gerente de e-marketing do Grupo Pão de Açúcar.

A publicitária Renata Munhoz, 24 anos, 'segue' a LG Top Mount, Fast Shop e Extra no Twitter, por indicações de amigos e interesses profissionais. "A vantagem é não ter que pesquisar em cada site e ter tudo em uma página só. Gosto da interatividade das empresas, que oferecem brindes."

Cuidado

"Para não perder tempo recebendo informações inúteis, antes de se tornar um seguidor de uma empresa no Twitter é recomendável verificar se as informações publicadas ali são realmente de seu interesse", sugere o consultor Ethevaldo Siqueira, especialista em tecnologia. Outra dica é aproveitar o mais rápido possível as ofertas que lhe atraem. Muitas vezes, as promoções divulgadas têm validade de apenas 24 horas.

É bom lembrar que tanto no Twitter como no Orkut existem perfis falsos de empresas, alerta Valéria Cunha, assistente técnica do Procon - SP. "Convém ao consumidor buscar o site verdadeiro da empresa e entrar em contato para verificar se a oferta é válida. O número de seguidores pode indicar credibilidade."

E guarde os anúncios. "O consumidor tem o direito de reclamar sobre o descumprimento de qualquer oferta publicitária. Para isso, imprima a página com a promoção ou solicitação para utilizar como prova", completa.

PARTICIPE

Entre em www.twitter.com e clique em Get Started. Coloque seu nome completo, nome de usuário, senha e e-mail para criar seu microblog

Depois, basta clicar em Find People e digitar o nome
da empresa ou loja de sua preferência para receber as oportunidades

Ao encontrá-la, clique em Follow. Pronto, você passará a receber todas as promoções que a empresa posta no site. Ao acessá-lo, terá um histórico delas no seu perfil

Se já achou o que queria e desejar parar de receber promoções, clique em Following. Na barra de ferramentas ao lado da foto da empresa referida, clique em Unfollow para parar de seguí-la

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