terça-feira, 25 de março de 2008

No fundo, resultado depende da gestão

Jornal da Tarde
25/03/2008


Administradores é que determinam para onde vai o dinheiro investido e de que forma


Uma das vantagens do fundo de investimentos é a simplicidade. Basta a pessoa procurar o banco ou a corretora, escolher a melhor opção e investir seu dinheiro. A partir daí, a responsabilidade da administração dos recursos fica por conta de investidores profissionais. Se a gestão dos recursos for boa, os ganhos serão maiores. Em períodos de baixa da Bolsa, são os profissionais que esquentam a cabeça para encontrar as melhores oportunidades.

'Clubes e fundos são mesmo a porta de entrada para a Bolsa. Mas com os fundos as pessoas conseguem minimizar o risco', defende o economista Ricardo José de Almeida, professor do Ibmec São Paulo.

Segundo Almeida, participantes de clubes geralmente confiam na orientação das corretoras, que possuem equipes de corretagem menores que os fundos de investimento. 'A grande vantagem do clube é que a pessoa pode participar do processo de decisão. No fundo, as operações estão nas mãos dos gestores.'

O engenheiro paulistano Bruno Lagroteria, de 29 anos, participa de um clube de investimentos, o Aurum, que reúne 13 pessoas. 'A relação é de amizade e, por isso, não há cobrança', explica Lagroteria, que é um dos responsáveis pelos investimentos.

Com um patrimônio de R$ 300 mil, o Aurum está passando pelas turbulências com tranqüilidade. 'As pessoas às vezes ligam, mas a gente explica que não é preciso se assustar com as baixas da Bolsa', diz Lagroteria.

Nos fundos, o cotista aplica o dinheiro e deixa nas mãos dos profissionais a gestão. 'A pessoa aplica e não se preocupa mais', explica Almeida. 'Além disso, ela acompanha os resultados pelo extrato do banco, e há mais recursos para investir.'

O fato de a administração ficar na mão de terceiros, no entanto, não significa que o investidor possa deixar o mercado de lado. Como existem fundos com diferentes perfis, alguns estão mais vulneráveis aos altos e baixos da Bolsa. A dica, segundo os especialistas, é escolher fundos de acordo com o seu perfil de investidor: conservador, moderado ou arrojado.

Nenhum comentário:

Locations of visitors to this page