quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Dinheiro do Leão na boca do caixa

Jornal da Tarde
14/02/2008


Crédito para quem deve receber restituição estará disponível em março nos bancos. Mas só pegue em último caso

Fabrício de Castro,
fabricio.castro@grupoestado.com.br

As linhas de crédito para quem deseja antecipar a restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) já começaram a ser divulgadas pelos bancos. A partir de março, com o início do período de declaração, o contribuinte poderá antecipar até 100% do valor a ser recebido no segundo semestre. Especialistas em finanças afirmam, no entanto, que o empréstimo deve ser feito apenas em último caso, já que os juros chegam a 3,5% ao mês.

Por enquanto, quatro bancos divulgaram as condições oferecidas. No Santander, os clientes poderão receber até 100% da restituição. Os juros mensais são de 2,9% ao mês, mas variam de acordo com o nível de relacionamento do cliente com o banco. A tarifa de abertura de crédito (TAC), cobrada na liberação do empréstimo, é de 6%.

A Caixa Econômica Federal vai antecipar até 85% da restituição, com juros de 2,65% e TAC de 4%. Já o Unibanco trabalha com um limite de 80% e juros de 3,3% a 3,5%. A TAC cobrada é de 6%.

No HSBC, o valor antecipado corresponde a 75%. Os juros mensais são de 2,99%, e a TAC, de 5%. Até o fim de fevereiro, outras instituições, como o Banco do Brasil, o Bradesco e o Real, devem lançar suas linhas.

O consultor Reinaldo Domingos, autor do livro Terapia Financeira, diz que o consumidor não deve se iludir com o crédito fácil. “É uma loucura antecipar a restituição”, defende. “Você pode cair na malha fina. E quanto mais o dinheiro demorar a cair em sua conta, mais juros você vai pagar.”

Domingos lembra que opções de crédito direto ao consumidor (CDC) chegam a cobrar juros menores do que algumas linhas vinculadas ao IRPF. “É importante comparar as condições oferecidas.”

O consultor financeiro Tom Coelho afirma que a antecipação é vantajosa apenas se o cliente trocar uma dívida cara por outra mais barata. “A pessoa não deve pegar o empréstimo sem necessidade. Mas se estiver pagando juros altos no cheque especial, por exemplo, poderá usar o dinheiro da antecipação para quitar a dívida mais cara.”

Para Domingos, nem mesmo a troca de dívidas justifica a antecipação. “Se você está com problemas no cheque especial e paga juros de 10% ao mês, sente-se com o gerente e negocie um CDC com juros menores”, defende. “Não mexa no dinheiro que você nem recebeu.”

Para antecipar a restituição, o cliente deve informar, na declaração, os dados da conta bancária que receberá o dinheiro. O pagamento da dívida ocorrerá quando a restituição cair na conta.

A quitação antecipada - antes mesmo que a restituição caia na conta - também é possível. Basta entrar em contato com o banco e comunicar o pagamento. Santander, Caixa Econômica Federal e Unibanco, por exemplo, fazem a quitação antecipada sem a cobrança de taxas adicionais.

Nenhum comentário:

Locations of visitors to this page