domingo, 8 de julho de 2007

Previdência sem PGBL ou VGBL

Se o investidor não achar um bom plano de aposentadoria, ou seja, com baixa taxa de administração e boa rentabilidade em uma instituição confiável, é melhor investir por conta própria. Como? Investir em fundos de renda fixa e ações com taxas de administração abaixo de 0,5% ao ano, caso não consiga, a alternativa é o Tesouro Direto e comprar ações diretamente através de uma corretora.

Qual ação e qual título? Como o objetivo é acumular patrimônio até a aposentadoria, o ideal é comprar títulos que não paguem juros semestrais, chamados de cupons no jargão do mercado financeiro. Pois a cada seis meses seria necessário pagar imposto de renda e taxa de custódia, além da necessidade de reaplicar o dinheiro. O mesmo vale para ações que pagam dividendos. Por isto o fundo PIBB é uma boa alternativa, ele pode ser encontrado nos bancos com taxa de administração de 1,5% a.a. ou na Bovespa pelo código PIBB11.

E a vantagem fiscal do PGBL? Pois bem, as ações compradas diretamente via corretoras de valores também contam com incentivos. Os dividendos e vendas de ações abaixo de 20 mil reais mensais são isentas de imposto de renda. Ou seja, sua renda na aposentadoria pode ficar livre de impostos.

As ações que pagam dividendos e títulos que têm cupom são ideias para quem já se aposentou e quer receber os frutos do patrimônio preservando o principal.

Nenhum comentário:

Locations of visitors to this page