segunda-feira, 12 de abril de 2010

Com alta da Selic, rentabilidade volta a melhorar

Folha de São Paulo

12/04/2010

DA REPORTAGEM LOCAL

O mercado trabalha com a expectativa de que a taxa básica Selic começará a ser elevada a partir da reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) do mês. Hoje em 8,75% ao ano, a Selic deve chegar, segundo as projeções dos bancos, a pelo menos 11,25% no fim de 2010.

Para os fundos DI, tal movimento irá representar a recuperação de parte de sua atratividade perdida.

No fim de 2002, a taxa básica Selic alcançou 22%. Naquele ano, os fundos DI respondiam por praticamente o dobro de sua representatividade atual, chegando a deter 25% do total do mercado. Hoje são 13,32%.

Esse movimento demonstra que, nos momentos de juros mais elevados, os investidores ficam mais dispostos a aplicar nos fundos DI.

"Trabalho com a taxa Selic a 11,75% no fim do ano. Sem dúvida, o investidor de DI vai sentir uma melhora na rentabilidade", diz Aquiles Mosca, estrategista do Santander Asset.

A divulgação do resultado do IPCA de março -índice de preços que serve para monitorar a meta de inflação-, que ficou em 0,52%, acima das projeções, fortaleceu o cenário de alta dos juros. Se a inflação ameaça a meta do governo, que é de 4,5%, o Copom eleva os juros para evitar o descontrole de preços.

O resultado de março fez com que o IPCA acumulado em 12 meses alcançasse 5,17%, maior percentual desde maio de 2009. Além da pressão acumulada, março representou o quinto mês de elevação do índice, que está, desde janeiro, acima do centro da meta.

"A alta da inflação no primeiro trimestre tem componentes pontuais, como o impacto de problemas climáticos sobre alguns preços, mas tem também pressões importantes derivadas do aquecimento da demanda doméstica", afirmou, em relatório, Maristella Ansanelli, economista-chefe do banco Fibra. Para ela, o IPCA deve registrar alta de 5,3% neste ano. Ou seja, vai ficar acima do centro da meta do governo.

Para Eduardo Otero, economista da UM Investimentos, caso os indicadores de inflação corrente e as expectativas do mercado para 2011 piorem até a reunião do Copom, a taxa Selic deve ser elevada neste mês em 0,75 ponto percentual. (FV)

Nenhum comentário:

Locations of visitors to this page