segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Conheça melhor o seu perfil

Jornal da Tarde

25/01/2010


Teste feito pelos bancos mostra qual aplicação é mais indicada para cada tipo de investidor

Paulo Justus, paulo.justus@grupoestado.com.br

Quem aplica em fundos de risco pela primeira vez é convidado pelo banco a fazer uma avaliação de perfil. O questionário, chamado de Análise do Perfil do Investidor (API), cruza informações sobre o risco que o aplicador está disposto a correr com o momento da vida em que se encontra. Como resultado, classifica o investidor em categorias que variam do conservador ao arrojado (veja exemplo ao lado).

Os bancos estão, desde o começo do ano, obrigados a oferecer a API para quem investe pela primeira vez em fundos classificados como de maior risco - ações, multimercados (que aplicam em vários ativos, inclusive ações) ou de crédito privado (títulos emitidos por empresas). O levantamento é feito por meio de 15 questões e pode ser preenchido pelo internet banking, atendimento telefônico ou nas agências.

Alguns bancos, como o Itaú Unibanco, Bradesco, HSBC e Banco do Brasil mostram se os investimentos já feitos pelo cliente no passado estão adequados ao resultado do teste. No Itaú, além da análise das aplicações, a API também sugere fundos para investir.

Com a API, os bancos devem passar a acompanhar mais de perto os investimentos de seus clientes. “Toda vez que o cliente fizer um investimento fora do perfil, o sistema vai alertá-lo”, diz Antônio Cássio Segura, gerente executivo do Banco do Brasil.

Os alertas e sugestões de investimento, no entanto, não impedem que o cliente aplique como quiser. Funcionam mais como uma forma de conscientização. “Boa parte continua a investir de maneira diferente do seu perfil, após passar pela API, mas faz isso conscientemente”, diz Segura.

O resultado da API também vai ajudar os bancos a oferecerem produtos adequados ao perfil de seus clientes. “O gerente sugere uma carteira de produtos, não apenas um tipo de investimento”, diz Marcos Villanova, superintendente do Bradesco.

Com a nova ferramenta, algumas instituições pretendem inclusive extrapolar a API e considerar também o momento da vida do cliente. “Se o cliente vai ter um filho, por exemplo, a sugestão de investimentos muda”, diz Osvaldo Nascimento, diretor executivo do Itaú Unibanco.

A convite do JT, o gerente de qualidade Rogério Sudré, de 32 anos, aceitou fazer a API no banco em que tem conta. Ele se considera conservador e investe há três anos, seguindo uma fórmula de 30% em ações e o restante em fundos de renda fixa. A API do Unibanco classificou Sudré como um investidor moderado. “O teste mostrou que eu posso arriscar mais nos investimentos”, disse.

Independentemente da sugestão do banco, o importante é aplicar de acordo com um planejamento, diz o consultor do Instituto de Educação Financeira (Disop), Francis Hesse. “É preciso saber se a aplicação é para aposentadoria ou para comprar um carro novo”, diz.

Já o consultor financeiro Marcos Crivelaro diz que o investidor deve comparar as taxas de administração e rentabilidade entre os bancos. “Ao analisar um fundo, é importante saber qual foi a rentabilidade dele no passado, como se comportou durante as crises e comparar com outros produtos existentes no mercado”, diz.

O educador financeiro e autor do livro Terapia financeira, Reinaldo Domingos, diz que a idade do aplicador também deve ser levada em conta. “Uma pessoa mais velha tem menos tempo para recuperar uma perda, caso ocorra”, afirma Domingos .

COMO INVESTIR
Análise do Perfil do Investidor (API)
A API pode ser feita em agências, internet banking ou teleatendimento dos bancos.
Mais informações em www.comoinvestir.com.br


Modelo de questionário de Análise de Perfil do Investidor *

1) Atualmente sua idade é:
1 ( ) Mais de 65 anos
2 ( ) Entre 56 e 65 anos
3 ( ) Entre 36 e 55 anos
4 ( ) Menos de 36 anos

2) Seus investimentos representam que porcentual do total de seu patrimônio ?
1 ( ) Mais de 75%
2 ( ) De 51% a 75%
3 ( ) De 25% a 50%
4 ( ) Menos de 25%

3) Quando você espera realizar resgates em seus investimentos?
1 ( ) Entre 1 mês e 6 meses
2 ( ) Entre 6 meses e 1 ano
3 ( ) Entre 1 ano e 2 anos
4 ( ) Acima de 3 anos

4) Qual a finalidade dos seus investimentos?

1 ( ) Consumo (Ex.: comprar um carro, uma casa, reforma, viagem, etc)
2 ( ) Proteção do capital contra a inflação
3 ( ) Aposentadoria
4 ( ) Crescimento substancial do patrimônio

5) Em quais produtos de investimento você costuma aplicar ?
1 ( ) Não investia anteriormente
2 ( ) Poupança, CDB e fundos DI
3 ( ) Poupança, CDB, fundos DI , fundos de renda fixa e multimercados
4 ( ) Poupança, CDB, fundos DI, de renda fixa, multimercados , fundos de ações, ações (home broker)

6) Para obtenção de maiores retornos no longo prazo, qual seria o porcentual de perda aceitável ?
1 ( ) Não aceitaria perda
2 ( ) Até 5%
3 ( ) Entre 5% e 10%
4 ( ) Acima de 10%

7) Considerando a relação risco X retorno, na qual, quanto maior o retorno maior o risco, qual sua expectativa de retorno para seus investimentos ?
1 ( ) Proteção do capital
2 ( ) Pequeno crescimento do capital
3 ( ) Crescimento moderado do capital
4 ( ) Grande crescimento do capital


ENCONTRE SEU PERFIL
Responda a todas as questões, marcando apenas uma resposta para cada pergunta.
Some os valores das alternativas respondidas e confira o resultado na tabela abaixo:
Defensivo: de 7 a 9 pontos
Esse perfil é formado por aqueles investidores que não querem correr nenhum risco e tem como principal objetivo preservar o capital, antes mesmo da obtenção de renda. Para esses aplicadores as sugestões são poupança, fundos DI e CDBs Conservador: de 10 a 16 pontos
Deseja obter um rendimento real positivo, mas já admite algum risco nas aplicações, que se concentram na maior parte em poupança e DI, com uma pequena parte em renda fixa e fundos multimercado
Moderado: de 17 a 22 pontos


Busca equilíbrio entre ganho e crescimento. Aceita riscos e aplica em médio e longo prazo. Mais da metade da carteira vai para CDBs, fundos DI e multimercado. Divide o restante em ações, renda fixa e crédito privado.
Agressivo: de 23 a 28 pontos
Busca o crescimento do capital e aplica para resgate acima de um ano. Até um quarto da carteira em ações, boa parte em renda fixa e o restante em fundos multimercado, CDBs e crédito privado

* - Modelo do HSBC. O perfil pode ser diferente em outros bancos

Nenhum comentário:

Locations of visitors to this page