quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Concorrência de preços se acirra nos grandes varejistas

Jornal da Tarde
29/10/2008

Disputa entre as cadeias de lojas faz com que um mesmo produto chegue a ter uma diferença de até 37% no valor cobrado. De acordo com especialistas, competição favorece o consumidor pois a tendência é de queda de preços

MARÍLIA ALMEIDA,
marilia.almeida@grupoestado.com.br

Levantamento de preços elaborado pelo JT entre os dias 22 e 28 deste mês nas lojas de cinco redes de varejo em cada uma das cinco regiões da cidade mostra que a disputa pelo menor preço está acirrada no comércio, mas ainda há margem para variações expressivas entre um mesmo item. Essa diferença chega a atingir 37,5%, como é o caso de um aparelho microondas. O DVD também apresenta variações de cerca de 30% (ver tabela ao lado).

No ranking dos produtos mais baratos, o levantamento mostra que três redes empatam em primeiro lugar com sete produtos mais em conta: Casas Bahia, Ponto Frio e Extra Eletro. O Carrefour oferece cinco itens abaixo dos preços dos concorrentes em determinada região, e o Magazine Luiza não apresentou um produto mais barato em nenhuma das regiões pesquisadas.

Diante desse cenário, Eugenio Foganholo, diretor da Mixxer, consultoria especializada em varejo e bens de consumo, afirma que a pesquisa de preços entre as lojas de uma mesma região é inevitável para uma boa compra. Porém, o consumidor não deve esquecer outros itens que fazem diferença na hora de comprar, como facilidade de crediário, atendimento, rapidez de entrega e disponibilidade de produtos. “A área de eletroeletrônico dá margem para a negociação de preços nas lojas, o que é mais restrito no hipermercado”, lembra.

O consultor também recomenda pesquisar as taxas de juros do crediário, que podem apresentar diferenças entre as lojas.

A pesquisa também mostra que o impacto da varejista Magazine Luiza, que chegou à capital no final do mês passado, ainda não pôde ser sentido no preço dos eletroeletrônicos pesquisados, conforme mostra o levantamento.

Para Foganholo, a rede estreante não tem o preço como foco central e investe mais em outros quesitos, como atendimento. Já para o consultor Emerson Kapaz, do Instituto de Desenvolvimento do Varejo, isso faz parte de um período de adaptação, e o cenário ainda pode mudar. “A estréia da rede é muito recente, mas irá haver maior disputa no mercado. Obviamente os lojistas que já estavam ocupando seu espaço irão lutar para não perdê-lo. Há, enfim, uma tendência de baixa dos preços, e quem sai ganhando é o consumidor”, afirma Kapaz.

Facilidades

Ao comentarem a pesquisa, a Ponto Frio e o Extra Eletro lembram que cada loja de sua rede tem autonomia de praticar seus próprios preços, que podem variar de acordo com a região, o que explica as diferenças observadas. Assessoria do Extra Eletro alega que as lojas da rede podem cobrir ofertas de concorrentes do entorno.

Com relação a facilidades de pagamento, no Carrefour o consumidor encontra parcelamento em até 12 vezes sem juros para todos os itens do segmento, bastando adquirir cartão da rede e informar nível de renda para saldo limite.

Nas Casas Bahia, se divide a compra em até dez vezes sem juros no cartão de crédito e em até 15 parcelas no carnê para determinados produtos.

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