sexta-feira, 12 de junho de 2009

Funcionário tem metas a cumprir

Jornal da Tarde
12/06/2009



A pesar de às vezes se passar por conselheiro financeiro dos clientes, os gerentes de atendimento e de agências bancárias são vendedores, alerta o coordenador do MBA em banking da Fundação Instituto de Administração (Fia), Roy Martelanc.

“Gerente de banco não é consultor de finanças pessoais. Ele tem metas a cumprir e, quanto maior seu rendimento, maior sua comissão”, afirma, dizendo que isso pode influenciar nas alternativas que eles oferecem aos clientes. “Geralmente as metas têm uma cota maior de produtos mais rentáveis para o banco”.

A decisão de empurrar um produto que não se ajuste ao perfil do cliente, diz ele, não tem como ser coibida, e depende da ética de cada gerente. Segundo as respostas dadas por gerentes certificados pela Associação Nacional de Bancos de Investimento (Anbid) à pesquisa do Ibope encomendada pela instituição, a pressão pelo cumprimento de metas não tem forte influência sobre as opções que oferecem ao cliente. Em uma das perguntas, em uma escala em que 1 quer dizer “nunca” e 5 quer dizer “sempre”, os gerentes atribuíram valor 2,91 para a pressão.

O preço do serviço

No segmento de renda mais baixa, a pressa do gerente pode também fazer com que o cliente saia do banco com suas economias aplicadas em um investimento inadequado para seu perfil.

“É questão de custo: o gerente não vai ficar meia hora aconselhando alguém que queira investir R$ 250. Esse investimento não vai pagar a mão de obra dele”. Por isso, diz, o aconselhamento para essa faixa pode ser feito no próprio caixa, onde os funcionários podem ter qualificação menor do que o gerente.

Solicitar a ajuda do gerente pode, no entanto, ser apenas o empurrãozinho que faltava. “Às vezes a pessoa faz uma pesquisa e decide diversificar um pouco, mas está insegura”, diz Martelanc. “Ao falar com o gerente, se certifica de que era aquilo mesmo e faz a aplicação. É o aspecto emocional.”

A opção de investir sem ter que trocar ao menos uma palavra com o gerente é possível, há algum tempo, por meio de sites de diversos bancos. A opção, segundo o professor da Fia, é aconselhável para quem tem noção, pelo menos média, das características dos investimentos.

Nenhum comentário:

Locations of visitors to this page